Recorde anterior pertencia a um tornado que tocou o solo na cidade estadunidense de Flint, em 1953, quando morreram 116 pessoas.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O número de mortos pelo tornado que arrasou no último final de semana a cidade de Joplin, no estado norte-americano de Missouri, chegou a 117 na terça-feira, 24, anunciaram autoridades locais.
Leia Mais
Tornado devasta cidade nos Estados Unidos
Com isso, ele se torna o mais mortífero fenômeno do gênero em mais de seis décadas de medição nos Estados Unidos, informou a rede CNN. O recorde anterior pertencia a um tornado que tocou o solo na cidade de Flint, em Michigan, no ano de 1953, quando morreram 116 pessoas, segundo dados da agência meteorológica estadunidense.
O governador Jay Nixon disse ser muito provável que o número aumente, enquanto equipes tentam resgatar corpos dos escombros. Segundo o jornal The New York Times, Nixon disse que pode haver sobreviventes.
De Londres, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que visitará as áreas afetadas no próximo domingo.”Nós faremos absolutamente tudo o que pudermos para assegurar a recuperação delas (as áreas atingidas)”.
Richard Serino, alto oficial da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências, disse que Obama decretou zona de desastre na região, o que possibilita o uso de recursos federais. Até o momento, 150 membros da Guarda Nacional estão em Joplin ajudando nos trabalhos de buscas.
NOVOS TORNADOS – A agência meteorológica dos EUA disse que há 45% de chances de haver outros tornados na noite desta terça-feira na região que compreende os estados de Missouri, Nebraska, Oklahoma, Arkansas e Texas.
Segundo a CNN, o tornado que devastou Joplin – uma cidadezinha de cerca de 50 mil habitantes – pode ter causado prejuízos de até R$ 4,8 bilhões (US$ 3 bilhões), citando números divulgados por uma empresa especializada.
Com os 117 mortos em Joplin, a temporada de tornados nos EUA já deixou 482 mortos neste ano, informou a CNN.
Informações de portal R7
FOTO: reprodução / Getty Images