Evento começará as 14 horas deste sábado, dia 16 de março, e vai ser realizado na Sociedade Ginástica. Vão estar presentes na competição 11 equipes masculinas e três femininas. Torneio segue até domingo, 17.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O final de semana será marcado por muito Punhobol na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo. Na ocasião ocorrerá o XVIII Torneio Internacional de Punhobol, a Copa Victor Nicolau Körbes. A competição vai ser realizada nos dias 16 e 17, sendo que a abertura oficial será no sábado, às 14 horas. As partidas vão ser às 10 horas da manhã.
Vão estar presentes na categoria masculina as equipes da Sociedade Ginástica, NH, NH 35, Sogipa A e B, Suiça A e B, Floripa, Condor, Curitibanos, Polisporte e Punta Chica, da Argentina. Já na feminina disputam apenas três equipes, sendo elas, a Sociedade Ginástica, Sogipa e Curitibanos.
Como se joga?
O primeiro Campeonato Mundial do esporte foi disputado em 1913. Mesmo tendo passado 100 anos desde sua realização, muitas pessoas ainda o desconhecem. Como se joga? E qual é o objetivo do jogo? Essas são algumas perguntas que o novohamburgo.org irá lhe responder.
O punhobol é disputado por dois times, cada um tendo cinco jogadores. A quadra geralmente fica ao ar livre (grama) é dividida ao meio por uma fita que fica a uma altura de2 metros do chão para os homens e 1,90 para as mulheres. As equipes precisam rebater a bola com o punho sobre a corda.
O jogo pode ser disputado no sistema de pontos. Neste, ganha a equipe que vencer dois ou três sets (respectivamente se a partida for melhor de 3 ou 5 sets – e cada set vai até 20 pontos). Há ainda o sistema de tempo, onde ganha o time que estiver com a maior pontuação após o término do tempo do jogo.
Cada equipe pode fazer três passes, mas apenas para jogadores diferentes (ao contrário do vôlei, onde o jogador pode receber a bola de volta do companheiro). Outra grande diferença entre o vôlei e o punhobol é que nesse último a bola pode quicar no chão uma única vez.
Jogo
Todos os pontos começam com um saque. Ao contrário do vôlei, a equipe que errou é a que irá sacar o próximo ponto. É importante destacar que qualquer jogador pode sacar e que não existe necessariamente uma ordem. Tocar na rede, fita ou corda, bem como nos postes e jogar a bola para fora das linhas da quadra equivale a um erro.
O jogador que for rebater a bola tem que fazer com os punhos ou com o braço e apenas uma única vez. Quando se bate com o punho, as pontas dos dedos devem estar tocando a palma da mão, no entanto, a mão deve estar aberta quando o jogador for bater com o braço.
A bola deve passar sobre a fita. Se o atleta encostar nela é ponto para o time adversário. Todavia, ele pode passar por baixo dela até o outro campo, desde que não interfira na jogada do time adversário.
Títulos brasileiros
O Brasil possui três títulos mundiais, sendo que cada um deles teve a Alemanha como adversária na disputa final. A primeira conquista brasileira aconteceu no ano de 1999, em Olten, na Suíça. O segundo foi aconteceu quatro anos depois,em Porto Alegre. Porfim, a última vitória em um campeonato mundial em uma final foi em Santiago, no Chile.
Com informações de SGNH e esporte.hsw.uol.com
FOTO: reprodução / Federação Internacional de Punhobol