SECULT lança convocatória para homenagear os 82 anos de Novo Hamburgo
Uma oportunidade para manifestar idéias e demonstrar o carinho pela cidade. Essa é a proposta da convocatória Arte Postal – (Re) Descobrindo Novo Hamburgo, promovido pela Secretaria da Cultura para comemorar o aniversário do município. Através da composição de obras em tamanho postal, 10 x 15 cm, artistas e amadores são convidados a expressar de forma criativa o modo como percebem e sentem Novo Hamburgo.
A Secretária de Cultura de Novo Hamburgo, Anita Lucas de Oliveira, informa que o café da manhã de lançamento da 1ª CONVOCATÓRIA DE ARTE – ARTE POSTAL acontece na sexta-feira, dia 27 de fevereiro, no Espaço Cultural Albano Hartz, às 9h.
A escolha por esse modelo de manifestação artística se deu principalmente por sua facilidade de produção e consumo, além de ter uma das mais rápidas e amplas formas de difusão. “Na arte Postal, não há limites para a criação, todas as modalidades de arte são contempladas”, comenta Ariadne Decker, diretora de Cultura.
Os interessados em participar da convocatória devem fazer o download do regulamento completo e da ficha de inscrição no site da Prefeitura de Novo Hamburgo pelo site.
Os trabalhos podem ser enviados pelos Correios ou entregues pessoalmente até 21 de março, na Secretaria Municipal de Cultura.
Saiba mais sobre a arte postal – Surgiu na década de 50, como possibilidade para que pintores e ilustradores mostrassem seus trabalhos fora do circuito oficial. A atividade se intensificou em 1962, com a inauguração da New York Correspondence School of Art, que difundiu a técnica por todo o mundo.
Grandes nomes das escolas de vanguarda, como Pablo Picasso, Henri Matisse e Marcel Duchamp, utilizaram os postais não somente para divulgação, mas como meio para intercâmbio de mensagens criativas. Na década de 80, a Arte Postal passou a ser considerada um dos mais significativos movimentos artísticos, com exposições que até hoje agitam grandes centros culturais.