Em 40 minutos, choveu 70 milímetros de chuva em Novo Hamburgo.
Essa é a informação da Defesa Civil do Município, das chuvas que atingiram o município e o Vale do Sinos na tarde deste domingo (4). Durante pouco mais de 1 hora, a comunidade hamburguense foi muito impactada com a enorme quantidade de água, que causou alagamentos e diversos problemas.
Os maiores foram registrados nos bairros Canudos e Santo Afonso, com registros de inundações, que acabaram atingido, em cheio, casas e comércios.
Na rua Bruno Werner Stock, no maior bairro da cidade, o trânsito ficou completamente interrompido e intransitável pela força as águas, ficando interrompido. Dezenas de lojas e casas foram invadidas pela força da água, que não escoou e ficou acumulada na rua. O arroio Pampa transbordou. Em um ponto do valão, uma ponte de pedestres ficou completamente destruída.
O dono de uma loja a limpava, quando a reportagem chegou ao local. “Faz 3 meses que abri a loja, nunca aconteceu isso. Quase perdi todas as mercadorias”, afirma, comentando que espera uma solução para o escoamento e conscientização, pela quantidade de lixo no local e arredores. Em Canudos, a rua Odon Cavalcante também teve grande registro de alagamentos, com água entrando em diversas casas.
Na Vila Getúlio Vargas, a água chegou a ficar na altura do quadril, enquanto uma moradora tentava atravessar a lagoa que se formou.
No bairro Santo Afonso, a água chegou a entrar na casa de moradores da Vila Kipling. “Estou desesperado. A água está entrando em toda a minha casa”, disse um hamburguense e motorista de Uber á reportagem, que clamava por ajuda na localidade, marcada por problemas de escoamento e também de lixo.
Aldoildo Alves, morador da Vila Palmeira, registrou quando a água entrou dentro de sua casa. “Precisamos de ajuda e pedimos por ela. Nós precisamos disso”, afirmou.
CENTRO E ARREDORES
Na Av. Nicolau Becker, o arroio Nicolau Becker transbordou por completo. No ponto em frente ao Hipermercado Big, o trânsito ficou interrompido, pela enorme vasão de água que passava no local.
Outro ponto que sofreu com alagamentos foi o bairro Rondônia. A rua Bertoldo Rech ficou totalmente alagada, também intransitável. Mesmo com obras recentes, não houve escoamento que deixasse a rua sem alagamentos. Ainda na Rondônia, a rua Minas Gerais ficou intransitável.
Na rua Campos Sales, no bairro Jardim Mauá, é a segunda vez que a cena se repete em dois dias. “Está muito difícil, com as águas entrando dentro das casas”, disse uma moradora.
CAMPO BOM
A cidade do Vale do Sinos está alagada. A Chuva em Campo Bom, apenas entre 14h e 16h somou 86,2 mm. É a maior chuva deste ano na cidade.
Nilson Wolff registrou, em imagens, quando o Arroio Schmidt transbordou na cidade. “Somando a chuva de ontem, com 19.4 mm, o acumulado de Dezembro, em 2 dias, soma 105.6 milímetros de água, o que corresponde a 86,2% do total esperado para o mês todo em sua série histórica desde 1984”, disse o professor.