Encontro no CIT reuniu governo, universidades, empresas e sociedade civil para definir diretrizes estratégicas para o setor tecnológico
Na última quarta-feira (2), no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), ocorreu a segunda reunião da Aliança para Inovação, uma iniciativa coordenada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDEIT), para traçar mais passos para a construção de um ecossistema de inovação robusto e colaborativo em Novo Hamburgo.
No encontro, foi feito um diagnóstico detalhado do ecossistema local e a definição das primeiras ações estratégicas que irão orientar a criação do Plano Municipal de Inovação.“Iniciamos uma nova fase de colaboração entre mentes inovadoras comprometidas com o futuro da cidade”, afirmou o prefeito Gustavo Finck.
Diagnóstico e prioridades
Entre os destaques apresentados durante a reunião, o potencial da área de healthtech (tecnologia voltada à saúde) foi apontado como uma das apostas para o crescimento regional, segundo estudo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec). A pesquisa também identificou setores promissores como indústria 4.0, indústria criativa, govtech, fintech e varejo digital, com base em mapeamentos anteriores realizados em parceria com o SEBRAE-RS.
O analista sênior do Sebrae-RS, Josemar Demenech, compartilhou dados consolidados há dois anos que reforçam as direções estratégicas. Já o especialista em mercado de capitais e fundador do Método Dutra, Vinícius Dutra, enfatizou a importância de ações práticas: “Não basta apenas oferecer incentivos fiscais. Precisamos conectar empresas com clientes e incluir os jovens nesse processo de transformação.”
Próximos passos e compromissos
A próxima etapa da Aliança será a definição das verticais prioritárias e dos projetos piloto que irão compor o Plano Municipal de Inovação, documento que integrará o programa CIT 360 e servirá como base para os investimentos públicos e privados em tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico.
Para o representante da startup Mave Tecnologia, Gabriel Maciel, a reunião representou “o pontapé inicial para transformar ideias em ações concretas”. Já o presidente da Abrameq, André da Rocha, destacou o engajamento do setor industrial: “Inovar é transformar ideias em impacto real. Agora é hora de avançar com ações que fortaleçam o ecossistema de Novo Hamburgo.”
LEIA TAMBÉM:
Tarifa da Trensurb passa a R$ 5 após quatro anos sem reajuste