Novo Hamburgo segue com alta nos casos de Dengue nesta semana.
A cidade contabiliza 120 casos confirmados no município até o momento e outros 334 suspeitos que aguardam confirmação pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
A partir de hoje, o município passar a contabilizar os resultados de testes feitos em laboratórios privados.
AÇÕES
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue com as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, nesta sexta-feira, dia 25. A partir das 18h, parte do bairro Boa Vista recebe novamente a aplicação de inseticida para diminuir a presença do mosquito.
A orientação da SMS é que, durante a aplicação, as pessoas não saiam para a rua ou permaneçam nos fundos do imóvel, que mantenham portas e janelas abertas para que o produto possa atingir os mosquitos de dentro de casa, que protejam os animais, além de proteger potes de comida e água, e confiram se as caixas de água estão bem fechadas. Um carro de som passará pelas ruas do bairro informando sobre os locais de pulverização.
No sábado, dia 26, a partir das 06h, a pulverização ocorrerá em parte do bairro Rincão, e na segunda-feira, dia 28, a aplicação do inseticida será repetida no bairro Santo Afonso, a partir das 18h. Na terça-feira, dia 29, a ação ocorrerá em parte do bairro São José, a partir das 06h.
FEEVALE
Devido ao aumento dos casos autóctones de dengue, ou seja, que foram contraídos na própria região, a Universidade Feevale e a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) firmaram parceria para oferecer às prefeituras o diagnóstico laboratorial da dengue. Por meio de testes realizados no Laboratório de Microbiologia Molecular da Instituição, os municípios poderão monitorar a disseminação da doença.
Da mesma forma que ocorreu com os testes de Covid-19 realizados pela Feevale, os da dengue ajudarão as prefeituras a identificar focos de contaminação, permitindo ações mais direcionadas para a contenção da doença. “Estamos saindo de uma pandemia de Covid-19 e agora a região está sendo assolada pela dengue. Mais uma vez, estamos comprometidos nas questões de saúde da comunidade, ajudando a fazer o monitoramento e o diagnóstico da doença”, afirma o reitor Cleber Prodanov.
Além dos testes, a Feevale possui um projeto, realizado em parceria com a Prefeitura de Novo Hamburgo, de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças virais como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. “É muito importante para a Instituição, que é comunitária, contribuir com esse serviço e cuidados com as pessoas, mantendo a saúde coletiva na região”, ressalta Prodanov.
O presidente da Amvars, Jerri Meneghetti, diz que a entidade considera muito importante mais esta parceria com a Universidade Feevale. “A região vive um momento difícil com a dengue e os testes são fundamentais para dar vazão aos atendimentos dos pacientes infectados e, também, para as ações de prevenção e combate à doença. Somos gratos à Feevale por firmar mais este compromisso com os municípios da região”, destaca Meneghetti, que é prefeito de Dois Irmãos.