A Secretaria da Saúde (SES) atualizou nesta quarta-feira (08/06) os dados de dengue no Estado com mais oito óbitos pela doença no ano. Total passa para 53 mortes entre os mais de 37 mil casos registrados (entre autóctones, ocorridos dentro do RS, e importados). A secretaria alerta que a prevenção deve ser feita eliminando locais com água parada, onde o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, se reproduz.
Por uma instabilidade na exportação dos dados do sistema de notificação federal (Sinan), os números no Estado estavam sem atualização desde o dia 31 de maio, por isso o aumento nesta quantidade. Os últimos óbitos registrados foram confirmados em residentes de Horizontina, Novo Hamburgo (três óbitos), Parobé, São Leopoldo (dois óbitos) e Seberi.
HOSPITALIZAÇÕES
O painel da SES, em dengue.saude.rs.gov.br, traz essas e mais outras informações sobre a doença no Estado. Entre os dados monitorados estão os números de pessoas hospitalizadas no momento em virtude da dengue. Pelo acompanhamento, 50 pessoas estão neste momento internadas, sendo oito delas em leitos de UTI (seis adultos e duas crianças).
A reportagem segue recebendo reclamações por falta de cuidados em locais da cidade. Em uma casa da rua Carlos Gomes, no bairro Vila Nova, moradores reclamam da proliferação de mosquitos.