A economia de Novo Hamburgo continua destaque em todo o Estado. Segundo balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do governo federal divulgado nesta segunda-feira (6), o município criou 376 novos postos de trabalho com carteira assinada no mês de abril. É a líder na região dos Vales do Sinos, Caí e Paranhana. Na região metropolitana, Novo Hamburgo fica atrás apenas de Porto Alegre e, em todo o Estado, é a quarta cidade que mais gerou empregos formais no mês.
O Município apresenta saldo positivo em todos os meses de 2022 e já acumula 2047 vagas criadas. Nos últimos 12 meses, de maio de 2021 a abril de 2022, Novo Hamburgo criou um total de 6925 novos postos de trabalho, mantendo o terceiro melhor desempenho em todo o Estado, atrás somente de Porto Alegre e Caxias do Sul.
ELAS SÃO DESTAQUES
O diretor de Trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Nelson Dietrich Júnior, o Nelsinho, conta que as mulheres foram as que mais conquistavam vagas no mês de abril. Elas ficaram com 232 das 376 vagas criadas no mês. Além disso, em relação à escolaridade, candidatos com o ensino médio completo responderam por mais da metade das vagas preenchidas, com 207 postos preenchidos.
A indústria segue com muito fôlego em Novo Hamburgo e novamente lidera a geração de postos de trabalho na cidade. Segundo o Caged, o setor foi responsável pela geração de 171 novas vagas; seguida pelo setor de serviços, com 103 vagas preenchidas; e comércio, com 68. A construção civil voltou a contratar no Município, contabilizando 34 vagas criadas em abril.
“Um dado interessante é que, apesar da grande maioria dos candidatos contratatos ser jovem, entre 17 e 24 anos idade, quase 50 trabalhadores com mais de 40 anos voltaram a encontrar emprego no mês de abril”, enfatiza Nelsinho.
Saldo do emprego
*Em Abril/22 I Posição no Vale do Sinos I Posição no RS*
+376 vagas criadas I 1ª colocada I 4ª colocada
*Em 2022 I Posição no Vale do Sinos I Posição no RS*
+2047 vagas criadas I 1ª colocada I 6ª colocada