Intenção é tranformar a cidade em um novo pólo de desenvolvimento de pesquisas, educação e tecnologia, em parceria com a Feevale e a Liberato.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A Prefeitura de Novo Hamburgo iniciou um processo conjunto para que a cidade possa sediar o campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS e um Centro Aberto de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico.
A intenção é criar em Novo Hamburgo um novo pólo de desenvolvimento de pesquisas, educação e tecnologia. Somam-se à iniciativa a Universidade Feevale e a Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha.
Para levar a idéia adiante, o prefeito Tarcísio Zimmermann já realizou algumas reuniões. Na quarta-feira, dia 16, o chefe do Executivo hamburguense visitou a diretora da Fundação Liberato, Maria Inês Utzig Zulke, para expor a iniciativa. Também participaram do encontro a secretária municipal de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital, Márcia Schuler, e o secretário executivo da entidade estadual, Leo Weber.
Conforme Zimmermann, que já manifestou a intenção de trazer a UERGS ao município diretamente ao secretário estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, há chances de concretizar a proposta. “Se unirmos forças temos chance de trabalhar este assunto”, citou.
A linha de compor um novo pólo direcionado a estas áreas envolve um processo de complementaridade entre a UERGS, Fundação Liberato e o novo Centro Aberto, fortificando o desenvolvimento da cidade e do estado. “Concentrar um ‘cluster’ com esta natureza em Novo Hamburgo, com a inteligência tecnológica, será de grande importância”, completa o prefeito.
Informações de Imprensa da PMNH
FOTO: divulgação / Robson Nunes