Aula inaugural marca o início da terceira turma do programa que promove inclusão e o direito à educação
Nesta segunda-feira (4) foi oficialmente iniciada a terceira turma do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) em Novo Hamburgo, com uma aula inaugural na sede do CEU das Artes, no bairro Boa Saúde. A atividade reuniu alunos matriculados para o início das aulas.
As aulas são gratuitas e as inscrições seguem abertas, possibilitando o ingresso de novos participantes ao longo do período letivo.
Objetivo é ampliar o acesso à educação e reduzir o analfabetismo
O programa tem como objetivo ampliar o acesso à educação para jovens, adultos e idosos, contribuindo para a superação do analfabetismo, o aumento da escolaridade e a oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) — inclusive de forma integrada à educação profissional.
A pensionista Bárbara Cunegundes Ferreira, de 79 anos, é uma das novas alunas da turma.“Estudei apenas seis meses nos anos 1950. Depois de adulta, quis voltar a estudar, mas não tive apoio da família. Agora tive a oportunidade de voltar, acho muito importante. Quero aprender a ler e escrever o suficiente. Vai facilitar a minha vida”, contou, emocionada.
Dados do IBGE reforçam a importância da iniciativa
A coordenadora da EJA da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e gestora local do programa, Cristiane Pires Guimarães, destacou que, segundo o Censo do IBGE 2022, a taxa de analfabetismo em Novo Hamburgo é de 2,25%, o que representa cerca de 4.242 pessoas.“Esse é um movimento que não pode parar. Nosso papel é o de resgate e oferecimento de oportunidades”, constatou.
Educação como direito: parceria entre secretarias fortalece o programa
A SMED aderiu ao Brasil Alfabetizado em 2024, dentro do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA.
A iniciativa é uma ação intersetorial com a Secretaria Municipal de Cultura, que valoriza os territórios e promove o direito à educação para todos.
Turma segue até 2026 e inscrições continuam abertas
As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 16h30, na Rua do Bosque, 1303, bairro Boa Saúde. A turma atual terá atividades até 4 de agosto de 2026.
Interessados podem obter mais informações ou realizar sua inscrição pelo telefone/WhatsApp:
(51) 99467-6989
LEIA TAMBÉM: