O Programa Juntos, Sempre! irá servir como auxílio às famílias prejudicadas pelo ciclone extratropical.
Com a aprovação pela Câmara de Vereadores do projeto da Prefeitura de Novo Hamburgo que institui o Programa Juntos, Sempre!, de repasse de auxílio no valor de R$ 1 mil para residências alagadas pelo ciclone extratropical, técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) já estão em campo fazendo o mapeamento dessas casas que poderão ser beneficiadas com o recurso.
O Município reforça que os Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) do bairro Santo Afonso (Rua Honduras, 65, ao lado da Praça da Juventude) e de Canudos (Rua Ícaro, 933), assim como os demais CRASs, seguem acolhendo e o prestando atendimentos técnicos. O Município já entregou 67,4 toneladas de alimentos e 29,8 toneladas de material de limpeza, a maioria diretamente nas casas das pessoas.
O tempo estabelecido para o mapeamento que está sendo feito pelos técnicos da SDS é de dez dias úteis, a partir desta quinta-feira, dia 29. O mapeamento irá gerar um cadastro, que servirá de base para a definição do plano de ação para a distribuição do recurso, que incluirá os critérios a serem adotados.
A prefeita do município, Fátima Daudt, destaca que esta é uma grande oportunidade para localizar e identificar pessoas com necessidades de políticas públicas que vão muito além do auxílio estabelecido por conta do ciclone. “Durante esse mapeamento, nossos técnicos poderão encontrar crianças fora da escola e pessoas em áreas de risco sem documentos, invisíveis ao sistema público e que precisam ser identificadas para terem acesso a serviços sociais, de saúde e moradia digna”, enfatiza.
“Foi assim na enxurrada histórica de 2019. Nós aproveitamos a oportunidade para mapear áreas que necessitavam de obras de macrodrenagem”, acrescenta Fátima, lembrando que a atual Administração foi a que mais realizou obras de macrodrenagem em Novo Hamburgo, beneficiando praticamente todos os bairros.
Entre os destaques dos investimentos em macrodrenagem estão ampliações e implantações de galerias no Arroio Manteiga nas Ruas General Cândido Mariano da Silva Rondon e Dr. João Daniel Hilelbrand; no Arroio Luiz Rau junto à ponte da Rua Manágua e na ponte na Avenida Sete de Setembro; arroio Gauchinho nas ruas Rincão, Setembrino Martins e Holanda; Arroio Nicolau Becker nas ruas Santos com Demétrio Ribeiro; Arroio Pampa na Avenida Alcântara; e ainda na Rua Ícaro, entre outros. Também foram implantadas e ampliadas canalizações em diversas ruas e avenidas, como Avenidas Primeiro de Março, Pedro Adams Filho, Ruas Tupi, China, Rincão, Bento Gonçalves, Júlio Ainchinger, Júlio de Castilhos com a Silveira Martins, Carlos Dienstbach e Bertoldo Rech.