Entre os erros cometidos, está a utilização de solda de estanho nas emendas da rede de gases medicinais do prédio.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo – FSNH encaminhou notificação extra-judicial à empreiteira Fagundes, responsável pelas obras de ampliação do Hospital Municipal.
O documento determina o prazo para a manifestação em relação a itens da obra que foram executados sem o respeito às normas técnicas ou ao projeto. Na mesma notificação é dado prazo de cinco dias para que a empresa manifeste se vai, ou não, executar as correções devidas.
O documento foi acompanhado de laudo de autoria de engenheiros do Departamento de Obras Públicas do município, baseado tanto em constatações da engenharia da cidade quanto no laudo feito pela empresa Suarez Saldanha Avaliadores Independentes S/S LTDA., especializada em construções hospitalares e contratada pela FSNH. A empresa também apontou uma série de erros e imperfeições na execução. O valor total de serviços que precisarão ser refeitos é de R$ 244 mil.
A grande maioria dos trabalhos que precisam ser refeitos está em desconformidade com normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. O engenheiro e diretor de Obras Públicas da Prefeitura de Novo Hamburgo, Paulo Schmidt, afirma que, antes de enviar a notificação, houve uma cuidadosa análise da obra pelo setor de engenharia do município.
“Estas correções dos itens são imprescindíveis para a aprovação da obra e para que ela receba alvará do setor de Vigilância Sanitária quando concluída”, afirma.
Também há erros ligados ao que consta no projeto e no memorial descritivo licitado. Nesses pontos, a obra apresenta imperfeições consideradas grosseiras. Entre o que chama a atenção, está a instalação dos tubos para gases medicinais. A execução não segue o projeto: foi utilizada solda de estanho nas emendas da rede, o que é totalmente proibido, uma vez que o contato do gás medicinal com o estanho provoca gases venenosos.
Também foram verificados defeitos na impermeabilização, paredes de gesso acartonado, pintura externa, tubulações de água quente, eletrodutos, telhado, entre outros.
Informações de Imprensa da PMNH
FOTO: divulgação