Projeto dos alunos da Fundação Liberato usa material alternativo e de baixo custo e apresenta maior absorção de impactos.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Dois estudantes da Fundação Liberato, de Novo Hamburgo, vão representar a instituição na Intel International Science and Engineering Fair, em maio, nos Estados Unidos.
O projeto Revo Foot II – Prótese Ortopédica de Baixo Custo para Amputados de Membro Inferior Produzida com Materiais Recicláveis, de Eduardo Trierweiler Boff, 20 anos, e Lucas Strasburg Ferreira, 20 (ambos na foto), foi classificado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace, que encerrou no último sábado, dia 17, em São Paulo.
Cerca de um milhão de brasileiros aguardavam o recebimento de próteses ortopédicas pelo Sistema Único de Saúde – SUS em 2009, segundo o Ministério da Saúde. A pesquisa dos estudantes propõe o desenvolvimento de uma prótese que apresente a mesma qualidade das que são importadas, mas a um custo inferior.
O Revo Foot foi projetado em tereftalato de etileno (PET), um material alternativo e de baixo custo. Depois de produzida, a prótese foi analisada conforme testes estabelecidos pela ISO 10328, que regulamenta os procedimentos de ensaio para certificação de próteses ortopédicas. Além disso, foi testada in vivo. O Revo Foot apresenta maior absorção de impactos e resistência do que as próteses feitas de fibra de carbono e seu custo de produção é de, aproximadamente, R$ 140,00.
Informações de Imprensa Liberato
FOTO: arquivo pessoal / Lucas Strasburg Ferreira