Como parte do ciclo de assembleias regionais que antecedem a Consulta Popular do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), organizou, nesta segunda-feira, dia 30, no auditório do 4° andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, um encontro aberto ao público para eleger quatro projetos de interesse municipal e regional para serem avaliados.
A Prefeitura elegeu para encaminhar ao Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos), que faz parte da rede de Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs) do Rio Grande do Sul, projetos voltados para áreas de trabalho e desenvolvimento profissional, desenvolvimento rural, inovação, ciência e tecnologia, e turismo.
A atividade também serviu para eleger dois delegados para acompanhar o processo na próxima etapa, que ocorrerá nesta quarta-feira, dia 1°, às 14h30, no auditório do prédio azul do câmpus II da Universidade Feevale.
O Comude de Novo Hamburgo é vinculado ao Consinos, conselho no qual abrange 14 municípios que atingem cerca de 1,4 milhão de habitantes e é responsável por receber e encaminhar estes projetos para a consulta popular. O conselho é responsável por definir os projetos da região, que receberão recursos do governo estadual.
Conforme a vice-presidente do Consinos, Tânia Terezinha da Silva, o engajamento da comunidade é fundamental. “É importante que a população participe da Consulte Popular, pois assim conseguiremos recursos para investir no Vale dos Sinos, através de importantes projetos nas áreas de desenvolvimento regional, tecnologia e turismo”, ressaltou.
A Consulta Popular do Rio Grande do Sul é o processo de consulta direta à população, no qual os cidadãos votam para definir a destinação de parte dos recursos do Orçamento Anual para atendimento a prioridades de interesse regional. Os projetos são escolhidos previamente por meio de assembleias regionais, e os mais votados recebem o investimento conforme a vontade popular expressa na votação. É uma forma de envolver a população nas decisões sobre o destino dos recursos públicos e promover a participação cidadã na gestão do Estado. Neste ano, a votação da Consulta Popular será aberta de 27 de novembro a 1° de dezembro.
Propostas de Novo Hamburgo para Consulta Popular
Trabalho e Desenvolvimento Profissional – Programa de Educação Profissional no Corede do Vale do Rio dos Sinos;
Desenvolvimento rural – Desenvolvimento da economia ambiental e agricultura familiar e orgânica;
Inovação Ciência e Tecnologia – Criação de Etapas de Summit Regionais;
Turismo – Manutenção turística, conservação de parques, praças e/ou rotas turísticas, incluindo projetos de estruturação.