Novo Hamburgo e São Leopoldo estão entre as dez cidades mais seguras do Rio Grande do Sul, segundo o Anuário 2024 Cidades Mais Seguras, que usa dados do IBGE e do Ministério da Saúde. Ambas registraram menos de dez homicídios por 100 mil habitantes, ficando fora do índice de violência epidêmica da ONU.
Os índices criminais no Vale dos Sinos caíram significativamente em 2024. Roubos a pedestres reduziram 36%, a estabelecimentos comerciais 29%, furtos com arrombamento e de veículos 24%, roubos a residências 21% e homicídios dolosos 3%.
O comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Vale do Rio dos Sinos, coronel PM Luís Felipe Neves Moreira, atribui os resultados ao trabalho de gestão realizado pela Brigada Militar na tomada de decisões que envolvem a segurança pública. “Quando comparamos os indicadores criminais com os índices de anos atrás, percebemos o quanto a segurança pública tem evoluído de forma inteligente em nossa região. Tratam-se de resultados obtidos através da gestão da Brigada Militar em conjunto com os comandantes regionais e locais, com o fito de por em prática as estratégias adotadas pelo Governo do Estado através do Programa RS Seguro. Essa redução no Vale dos Sinos segue o mesmo patamar de redução que ocorre no estado, com reduções em todos os indicadores criminais priorizados pelo Programa RS Seguro”, afirmou o coronel PM Neves.
Em 2024, a Brigada Militar apreendeu mais de 500 kg de drogas e 200 armas de fogo, além de prender em flagrante mais de 3 mil pessoas na região. Para 2025, o planejamento inclui reforço de efetivo e a criação de Forças Táticas e Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM). O monitoramento de inteligência e o sistema GESeg seguirão orientando as ações de segurança.
Novo Hamburgo e São Leopoldo são as cidades mais populosas da região metropolitana de Porto Alegre e representam cerca de 12% do PIB estadual, conforme o IBGE.
LEIA TAMBÉM: Guarda Municipal reforça patrulhamento na Lomba Grande