Novo Hamburgo é referência nacional no tratamento de crianças e adolescentes com sintomas graves de sofrimento mental, transtornos globais de desenvolvimento e situação de vulnerabilidade social.
O CAPSI (Centro de Atenção Psicossocial para a criança e o adolescente) recebeu profissionais da mesma instituição da Cidade de Ouro Preto, de Minas Gerais, através de uma indicação do Ministério da Saúde, para avançar na política de assistência a esses jovens. A visita ocorreu durante essa última semana de fevereiro e empolgou as coordenações das duas instituições.
“Vou embora muito satisfeita, levando boas ideias de Novo Hamburgo. Fiquei muito contente em saber há profissionais como os nossos lidando com essa situação de forma bem semelhante, trabalhando na questão da interdisciplinariedade fora dos serviços habituais.” Disse Christine Magalhães, Coordenadora do CAPSI de Outro Preto, Instituição que foi selecionada através de um edital, juntamente com Recife, para fazer essas visitas aos outros núcleos que se destacam nesse tipo de trabalho.
Sobre o CAPSI
Sob gestão da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), oferece atendimento a crianças e adolescentes de 0 a 17 anos com sintomas graves de sofrimento mental, transtornos globais de desenvolvimento e situação de vulnerabilidade social.O CAPSI possui uma equipe formada por assistente social, psicólogos, enfermeiro, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional, psiquiatras, oficineiros, estagiários de psicologia, serviço social, assistentes administrativos, serviços gerais e residentes de Saúde Mental Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Confira a reportagem no link: