A Junta Comercial do Rio Grande do Sul destaca o município na região metropolitana e contabiliza 2,8 mil novas empresas hamburguenses neste ano.
Destaque na geração de empregos formais em todo o Estado, a economia de Novo Hamburgo também aparece entre as cidades gaúchas com a maior criação de empresas. Segundo balanço de maio da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul, os empreendedores de Novo Hamburgo criaram 535 novas empresas no mês, ficando na terceira posição na região metropolitana. Em todo o Estado, ficou em quinto lugar, logo atrás de Pelotas, que teve apenas mais três novas empresas constituídas. Para a prefeita Fátima Daudt, o balanço mostra o trabalho da Administração Municipal para consolidar cada vez mais este ambiente altamente positivo para empreender que vem sendo implantado na cidade desde 2017. Fátima lembra que Novo Hamburgo foi a primeira cidade depois de Porto Alegre a contar com o Tudo Fácil Empresas, no início de maio, justamente por ter sido a primeira cidade a concluir as etapas necessárias para integrar o sistema.
Com o Tudo Fácil Empresas, abrir um negócio de baixo risco e empreender no município ficou ainda mais rápido e simples: o que antes demorava dez dias de idas e vindas na Prefeitura e na Junta Comercial, agora pode ser feito de casa, no portal da Junta Comercial e em apenas dez minutos. A plataforma deve estar disponível a partir desta terça-feira no endereço: https://portalservicos.jucisrs.rs.gov.br/
Ainda segundo balanço da Junta Comercial, desde o início do ano Novo Hamburgo já possibilitou a constituição de 2809 novas empresas, incluindo microempresas individuais (MEI). Na região metropolitana, a cidade foi superada apenas por Porto Alegre e Canoas.
NOVAS EMPRESAS, MAIS EMPREGOS
Este ambiente empreendedor criado em Novo Hamburgo está refletindo também na geração de empregos com carteira assinada. Em abril deste ano, segundo o último balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do governo federal, o município criou 376 novos postos de trabalho. Foi a líder na região dos Vales do Sinos, Caí e Paranhana. Na região metropolitana, Novo Hamburgo ficou atrás apenas de Porto Alegre e, em todo o Estado, é a quarta cidade que mais gerou empregos formais no mês. O Município teve saldo positivo na geração de emprego em todos os meses de 2022 e já acumula 2047 vagas criadas. Nos últimos 12 meses, de maio de 2021 a abril de 2022, Novo Hamburgo criou um total de 6925 novos postos de trabalho, mantendo o terceiro melhor desempenho em todo o Estado, atrás somente de Porto Alegre e Caxias do Sul.
Empresas criadas em Novo Hamburgo/2022
Janeiro 545
Fevereiro 524
Março 604
Abril 601
Maio 535
Fonte: Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul
Foto: PMNH