Empresa de economia mista hamburguense que está comemorando aniversário projeta que empreendimentos estejam prontos em cinco anos. Investimento é estimado em R$ 170 milhões. .
Felipe de Oliveira [email protected] (Siga no Twitter)
Novo Hamburgo contará nos próximos anos com um dos mais avançados centros de eventos da América Latina.
Um shopping, hotéis, auditórios e uma torre empresarial fazem parte do projeto “Fenac do Futuro”, anunciado nesta segunda-feira, dia 21, pelo diretor-presidente da empresa de economia mista, Elivir Desiam, o Toco. O complexo substituirá o parque de exposições atual e ocupará 180 hectares, já disponíveis no local. O investimento é estimado em R$ 170 milhões.
Desiam aponta o esgotamento de centros de eventos do Rio de Janeiro e São Paulo como justificativa para o projeto ousado. Será o primeiro complexo do gênero no mundo, segundo a direção da Fenac, interligado diretamente a um aeroporto. Quem chegar pelo Salgado Filho embarcará no aeromóvel até a Estação Aeroporto da Trensurb, em Porto Alegre, e, em 50 minutos, desembarcará na Estação Fenac, em Novo Hamburgo. Um estacionamento com quatro mil vagas também compõe a proposta.
O prazo de execução depende de estudos técnicos, mas a previsão é de que a nova Fenac esteja pronta em cinco anos. Com a obra e oportunidades geradas depois da conclusão, cinco mil empregos devem ser abertos no Vale do Sinos. “O ritmo de execução vai depender do aquecimento do mercado”, pondera Elivir Desiam (foto), em entrevista ao Portal novohamburgo.org.
“Vamos aproveitar o interesse de investidores estrangeiros, sobretudo europeus, pela crise financeira, para alavancar o projeto”, acrescenta. A iniciativa tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e deve ser viabilizado por parcerias público-privadas.
Enquanto o parque de exposições estiver em construção, feiras ocorrerão normalmente. Os nove pavilhões atuais seguirão de pé até que os novos estejam praticamente prontos. As características dos prédios históricos vão ser mantidas. São 15 mil metros quadrados que serão apenas reformados.
Em 2011, a Fenac comemora 50 anos, sempre sediando grandes eventos como a Fimec, a Courovisão e a Festa Nacional do Calçado. A festa de aniversário da empresa reuniu cerca de 500 pessoas, entre lideranças políticas e empresariais, na noite desta segunda.
FOTOS: divulgação / Fenac