Prefeita Fátima Daudt assina parceria com prefeito de Dongguan, cidade com grande presença de hamburguenses.
“Hoje é um dia muito especial porque estamos estreitando laços com uma cidade que tem muito em comum com a nossa. O calçado nos aproximou nos anos 90, quando muitos brasileiros de Novo Hamburgo e região foram para Dongguan. Estamos há mais de 18 mil quilômetros de distância, mas nos sentimos muito próximos”, enfatizou a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, durante a cerimônia online de assinatura de documento oficial de entendimento sobre desenvolvimento conjunto de relação amigável para cooperação e intercâmbio com o governo municipal de Dongguan, realizada na manhã de quarta-feira, 15. O documento foi assinado por Fátima e pelo prefeito do Governo Popular Municipal de Dongguan, Lyu Chengxi.
Os dois prefeitos destacaram a intenção de intensificar relações comerciais e culturais. “Nos últimos anos, estamos trabalhando muito para diversificar a matriz produtiva, adaptando-se à nova economia e às novas tecnologias”, reforçou Fátima, que estava acompanhada do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Diogo Leuck, e da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues.
O prefeito chinês lembrou que Dongguan tem muitas semelhanças com Novo Hamburgo, tanto no aspecto econômico quanto na valorização da educação e do esporte. Um dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) presentes na China está em Dongguan e tem nos hamburguenses que moram na cidade muitos de seus integrantes. “Vale a pena mencionar que atualmente estamos trabalhando arduamente para estabelecer o Centro de Transferência de Tecnologia China-América Latina e Caribe em Dongguan”, antecipou Chengxi.
COMÉRCIO
Diogo Leuck parabenizou a prefeita pela iniciativa. “Esta parceria irá melhorar muito as relações comerciais com a China”, enfatizou. Ele disse que vai propor que a Prefeitura de Dongguan seja admitida como associada especial da ACI, assim como é a Prefeitura de Novo Hamburgo. Citando a importância que os chineses dão para formalidades, Fátima antecipou convite para município e ACI organizarem uma pequena comitiva e visitar a cidade chinesa ainda este ano.
Paraskevi lembrou que um dos primeiros movimentos deste acordo está justamente na ACI selecionar empresas para iniciar prospecção de negócios na China. A secretária acrescenta que a parceria abre novas perspectivas para o Centro de Inovação Tecnológica (CIT) de Novo Hamburgo. “Pesquisa e desenvolvimento e transferência de tecnologia proporcionam amplos canais de cooperação e espaço”, frisou o prefeito chinês.
Dongguan está localizada na província de Guangdong (Cantão), sudeste da China, e conta com cerca de 10 milhões de habitantes (quase a população inteira do Rio Grande do Sul). Ela caminha para ser a 15ª cidade da China, com PIB de mais de 1 trilhão de yuans (cerca de 6,2 bilhões de dólares). O prefeito reforçou convite para
Enfatizando a importância de contatos, Fátima acrescentou que o momento desta quarta-feira nasceu em 2017, quando ela e a secretária Paraskevi viajaram a Washington para destravar o empréstimo com o Bando Interamericano de Desenvolvimento (BID), que possibilitou a revitalização do Centro de Novo Hamburgo e outros importantes investimentos na cidade.
Pediram apoio à embaixada do Brasil, que tinha como vice-cônsul Gláucio José Nogueira Veloso, de quem se tornaram amigas. Mais tarde, ele foi transferido para Cantão, onde se tornou cônsul geral adjunto, justamente a província onde está Dongguan, cidade com vários hamburguenses. A participação de Veloso nesta parceria foi muito ativa.
Do lado hamburguense, participam do ato desta quarta-feira a prefeita Fátima, secretária Paraskevi e o presidente da ACI, Diogo Leuck. Do lado chinês, entre outras autoridades participaram o prefeito Lyu Chengxi; o membro do Comitê Permanente do PCC em Dongguan, Chen Zhiwei; o secretário-geral da prefeitura, Yan Jizong; o secretário-geral adjunto da prefeitura, Liang Shaoguang; e a diretora do Departamento de Relações Exteriores de Dongguan, Xie Yuhua; além dos brasileiros Glauco Veloso, cônsul-geral adjunto em Cantão; e Francisco Neto, primeiro-secretário da Embaixada do Brasil em Pequim.
Foto: Lu Freitas / PMNH