A unidade de produção do biocombustível seria construída em Novo Hamburgo e atenderia também São Leopoldo
Construir uma usina de biodiesel e uma cooperativa de catadores de material reciclável, como o óleo vegetal saturado, pode ser uma alternativa de geração de emprego e renda para Novo Hamburgo, pensa o deputado Federal Tarcísio Zimmermann, que fez uma avaliação do seminário sobre biocombustiveis, na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, ocorrido na sexta-feira passada.
“Só Novo Hamburgo pode produzir cerca de 25 mil litros de óleo reciclado por mês, se tiver um bom sistema de coleta”, ponderou Zimmermann. “Esse número pode aumentar expressivamente se forem incluídos outros municípios da região, como São Leopoldo, por exemplo”.
O deputado Tarcísio Zimmermann está articulando a construção da usina em conjunto com a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Cáritas Diocesana de Novo Hamburgo e o Centro Universitário Feevale. “Há condições de conseguir o apoio do governo federal para viabilizar o empreendimento”, garante.
Durante a atividade na Liberato, o deputado Tarcísio e todos os participantes ouviram do diretor de Fomento da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Dione Manetti, de que o Governo Federal tem interesse em apoiar iniciativas cooperativadas e disponibilizará em 2008 uma verba de R$ 31 milhões de reais para projetos que forem fundamentados.