Anúncio de Dilma Rousseff foi feito durante programa “Café com a Presidenta”. Também anunciou desempenho do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira, dia 22, que a partir de agosto as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem valerão como processo seletivo para cursos técnicos e de qualificação profissional.
O anúncio foi feito durante o programa “Café com a Presidenta”, da “Rádio Nacional”,em que Dilma também anunciou o desempenho do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.
“O Pronatec alcançou a marca de 4 milhões de matrículas em cursos técnicos e de qualificação profissional”, disse a presidente, acrescentando: “são 4 milhões de jovens e trabalhadores que, graças ao Pronatec, têm agora acesso à formação profissional de qualidade”.
De acordo com a chefe de Estado, a partir do dia 05 de agosto será aberto o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos – Sisutec, voltado para quem tiver concluído o ensino médio. A seleção então acontecerá a partir da nota do candidato no Enem.
“Primeiro, os institutos federais, (…) as escolas técnicas das redes estaduais e as universidades vão informar as vagas no cadastro do Sisutec. O estudante consulta esse cadastro, faz a inscrição, indicando a escola e o curso de sua preferência”, detalhou Dilma.
O Pronatec tem parceria com o programa Brasil Sem Miséria e, segundo a presidente, foi reservado “1 milhão de vagas (…) para os alunos do Brasil sem Miséria e mais da metade dessas vagas já foram ocupadas”.
Informações de Terra
FOTO: reprodução / agência brasil