Para o casal Roberta e Bernardo Guedes, a noite feliz de Natal tem um sentido mais amplo. Há sete anos, eles realizam um belo trabalho junto a entidades carentes, levando carinho e esperança para crianças abandonadas, deficientes físicos e portadores de câncer.
Neste ano, a visita de Natal ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 18, às 18h30min, no Lar da Menina, em Novo Hamburgo. A entidade escolhida abriga crianças órfãs e filhas de pais carentes. Para essa noite, o casal conta com o apoio da Escola Yázigi Novo Hamburgo, que ajudou na compra dos brinquedos. Alguns professores da escola também irão participar no preparo dos lanches, das atividades e entrega dos presentes.
A motivação de começar um trabalho social veio após a perda de um filho. “Na época, recebemos um telefonema da Luíza Carravetta (professora de Telejornalismo da Unisinos) que nos explicou que deveríamos transformar aquela perda numa coisa boa”, relata Roberta. A partir de então, começaram a trabalhar junto a vizinhos, amigos, comerciantes e empresas para promover a arrecadação de alimentos e brinquedos.
Para Bernardo, a questão da doação não é o mais difícil ao ajudar os necessitados. “As crianças que visitamos precisam de carinho e atenção. Fazer uma doação em dinheiro acaba sendo meio cômodo. É preciso que haja uma troca”. Para ele, tanto quanto doar é importante dedicar um tempo, dar atenção, ter contato com as pessoas. “A carência afetiva deles é tanta, que é uma briga na hora da gente ir embora”, reforça Roberta.