Primeiro dia de Couromoda, em São Paulo, teve movimento intenso no estande da Prefeitura de Novo Hamburgo
O primeiro dia da 34ª Couromoda (Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro), em São Paulo, foi de grande visitação ao estande da Prefeitura de Novo Hamburgo. O prefeito Jair Foscarini, acompanhado da primeira-dama Íris Foscarini, esteve presente na feira e na abertura oficial do evento, nesta segunda-feira.
Com o objetivo de atrair negócios para a região, o Município dá seu apoio pela primeira vez para a participação de empresas da cidade naquela que é uma das maiores feiras de calçados do país e uma das principais do mundo.
O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Diego Martinez, e a diretora de Turismo, Janice Fernandes, foram os responsáveis para locação do espaço físico de 120 metros quadrados para dez empresas apresentarem seus produtos até o dia 18.
Martinez afirmou que está com boas expectativas. “Queremos mostrar que o potencial da cidade é muito maior do que a crise do setor e mostrar aos empresários que aqui é um excelente local para se investir em calçado”.
O secretário teve um rápido encontro com a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, quando tratou da situação do setor calçadista. “Ela acredita que é preciso dialogar para mais se descobrir como evitar outra crise”, afirmou Martinez.
No estande, há um espaço destinado ao turismo, que exibe um filme de divulgação das belezas rurais em Lomba Grande. “Estamos trabalhando em conjunto com a Semic para apresentar as potencialidades do município”, afirma Janice.
O filme já foi lançado em Novo Hamburgo, mas é a primeira vez que é apresentado em um evento fora do Estado, onde o público é muito maior. O material está sendo distribuído em CD às agências de viagens, operadoras de turismo e empresas relacionadas ao setor.
Entre as empresas hamburguenses que estão participando da feira em São Paulo está a Guns Ltda, do bairro Canudos, que desenvolve tênis e acessórios para skate e surfe.
“Já havíamos participado do estante da Prefeitura na Francal e foi um sucesso. Agora como surgiu essa oportunidade, nos inscrevemos, já que estamos trabalhando para levar nossos produtos para o mercado internacional”, comenta o diretor de marketing da empresa Alberto Barasuol.
“Se não fosse essa iniciativa nós não teríamos viabilidade para participar da feira, já que estamos passando por um momento difícil no setor”, entende o diretor comercial da BCP Industrial e Comercial e Exportadora de Artefatos de Couro Ltda, do bairro Jardim Mauá, Bob Charles Pezzi. Segundo ele, a empresa está entrando agora no mercado nacional, já que antes trabalhava apenas com exportação.