Fundador de clube que reúne mais de nove mil nascidos neste dia diz que fato acontece com uma em cada 1.461 pessoas.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Que tal só poder comemorar o aniversário na data correta de quatro em quatro anos? É assim que vivem aqueles que nasceram em 29 de fevereiro. Existe até um clube na internet que reúne mais de nove mil nascidos neste dia: a Sociedade de Honra dos Bebês do Dia do Ano Bissexto.
Os bissextos enfrentam dificuldades para preencher formulários de computador e sofrem suspeitas da polícia em fiscalizações, e há pais que prefiram registrar seus filhos um dia antes ou depois. O clube foi fundado em 1997 por Raenell Dawn e Peter Brouwer.
“Já teve gente que disse na minha cara: ‘Quem se importa?'”, relata Dawn. “Vou lhe dizer quem se importa: um em cada 1.461 de nós nos importamos.” Segundo a chance matemática de uma pessoa nascer no dia 29 de fevereiro citada por ele, há quase cinco milhões de bissextos no mundo.
Quem nasceu nesta data ressalta que todos os assalariados vão trabalhar gratuitamente nesta quarta-feira, já que os contracheques se baseiam em um ano de 365 dias. Brouwer lembrou também que alguns softwares de empresas como bancos e seguradoras não reconhecem o 29/02. Ele teve de colocar 1° de março como data de nascimento na apólice de um seguro de vida, porque a empresa Crown Life não conseguia registrá-lo na data correta.
Oito anos sem aniversário
Os anos bissextos acontecem a cada quatro anos, com exceção daqueles que terminam em dois zeros, como 1900 e 2100. Além disso, anos “redondos” que sejam divisíveis por 400 também são bissextos – por isso existiu um dia 29/02/2000.
Devido à ausência de ano bissexto em 2100, pessoas que nascerem nesta quarta-feira e que viverem até lá ficarão oito anos sem fazer aniversário na data correta – entre 2096 e 2104. “Oito anos é muito tempo para ficar sem aniversário”, disse Brower em um e-mail ilustrado por um emoticon tristonho.
Obrigada, Júlio César!
Essa ginástica matemática é executada desde aproximadamente 44 a.C., quando Júlio César instituiu o sistema de anos bissextos para corrigir um defeito do calendário que poderia deixar as estações do ano fora de sincronia. Quem explica é Geoff Chester, porta-voz do Observatório Naval dos Estados Unidos. Chester tem um interesse familiar no assunto – ele é bisneto do contra-almirante Colby Chester, nascido em 29 de fevereiro de 1844.
Dawn diz que sabe que sua causa tem apelo limitado. “Não estamos curando o câncer nem impedindo guerras mundiais, mas ainda assim é uma coisa significativa, que precisa ser tratada. Ela afeta o mundo todo.”
Informações de Reuters
FOTO: ilustrativa / Thinkstock