Projeto do deputado Mano Changes (PP) busca reverter degradação ambiental com medidas de preservação
O Rio dos Sinos não sai da mídia, nem dos debates políticos. Enquanto prefeitos da região viajam à Holanda em busca de uma aula de como salvar um rio, na Assembléia Legislativa uma comissão define encontros para propor soluções à crise ambiental, deflagrada a partir da mortandade de peixes, em outubro do ano passado.
A novidade agora vem de um jovem deputado. Mano Changes (PP) apresentou no Parlamento gaúcho um projeto de lei que sugere que sejam consideradas de uso especial as vegetações e as áreas das nascentes dos rios Gravataí e dos Sinos
Leia mais: E-dossiê Rio dos Sinos
A intenção do projeto é criar um conjunto de medidas de preservação das nascentes e dos formadores dos rios para reverter as situações de degradação destas águas.
“É importantíssimo fazermos fóruns e estudos, mas se não protegermos efetivamente a vegetação ribeirinha das nossas nascentes, nunca iremos conseguir construir a nossa saúde ambiental”, afirmou Changes, que é natural de Santo Antônio da Patrulha, cidade próxima da nascente do Sinos.
O deputado pretende propor à Comissão Especial Sobre a Recuperação dos Rios dos Sinos e Gravataí, da qual é vice-presidente, que os resultados do estudo deste grupo estejam incluídos em seu projeto.
Trazer qualidade de vida e contrapartida a quem se comprometer com a preservação destas áreas é a idéia do projeto. “Estamos pensando em gerar um Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) Ecológico para os municípios que preservarem essas vegetações ribeirinhas”, sugeriu Changes. “Vamos construir com a sociedade uma proteção ambiental, colocando mata nativa nesta vegetação para que os rios sejam preservados”.