Entidades que desenvolvem ações sociais podem se candidatar a receber recursos até esta quarta-feira
Um projeto de inclusão social vem movimentando entidades de todo o Estado. Batizado de Rede Parceria Social, a iniciativa cadastra até esta quarta-feira, dia 15 de agosto, entidades sociais gaúchas que promovem ações em comunidades vulneráveis.
A idéia é reunir forças para dar força a propostas que atuem em áreas como infância e adolescência, cultura, preservação ambiental, acessibilidade, geração de trabalho e renda e inclusão de famílias.
Na Rede Parceria Social, qualquer ONG que tenha ações nas áreas trabalhadas pode se cadastrar a receber recursos do Governo do Estado. As propostas selecionadas serão geridas por entidades âncoras. Cada ONG deverá se cadastrar de acordo com o projeto desenvolvido pela entidade âncora, em diferentes áreas (confira relação abaixo).
O delegado regional da Secretaria Estadual de Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Ademir Zang, se mostra entusiasmado com o projeto. Ressalta que o principal da idéia é que a sua realização não envolve o governo e sim a comunidade, através das entidades cadastradas.
Zang diz que o Estado entra com a verba, cerca de R$ 8 milhões para projetos do chamado terceiro setor, e as ONGs trabalham unidas para alavancar projetos de atendimento às comunidades mais carentes.
“As entidades se cadastram no projeto, se encaixando de acordo com o trabalho que elas já desenvolvem, unindo esforços à outras ONGs, sob a coordenação de alguma entidade âncora”, explica Zang.
Os projetos selecionados serão conhecidos em setembro, e o prazo de execução das atividades é de dez a 12 meses. As iniciativas serão premiadas com recursos de até R$ 30 mil, cujos recursos são oriundos da Lei da Solidariedade. O cadastro e informações podem ser obtidos no site da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social ou pelos telefones 3288-6490 e 3288-6485.
Projetos da Rede Parceria Social
Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho
• Desenvolvimento Social e Protagonismo Comunitário por meio da Cultura: criação de rede de estratégias educativas através da arte e da cultura
• Fundo de Incentivo e Novos Associados das Organizações Sociais: incentivar ao estabelecimento de relações duradouras com doadores pessoas físicas e jurídicas
Associação Amigos do Meio Ambiente – AMA
• Meio Ambiente e Geração de Trabalho e Renda: mapeamento e na compreensão de problemas sócio-ambientais
Instituto Nestor de Paula
• Juventude e Meio Ambiente Sustentável: incentivo a programas e projetos sócio-ambientais
• Rede Jovem de Cidadania: educação para a cidadania
Serviço Social da Indústria – SESI
• Por Uma Juventude Cidadã: inclusão social de jovens de famílias de baixa renda
Federação das APAES do RS – FAPAE
• O espaço de inclusão social e cultural das pessoas com deficiência: promoção social de pessoas com deficiência
Província Marista do Rio Grande do Sul
• Promoção da Infância: redução do número de casos de abusos e maus-tratos contra crianças e adolescentes
Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio
• Rede Solidária de qualificação para a juventude: consolidação de políticas públicas de juventude
Instituto Pobres Servos da Divina Providência – CALÁBRIA
• De volta pra casa: redução do número de moradores de rua
Associação de apoio à criança e ao adolescente – AMENCAR
• Famílias do Peito: estímulo ao apadrinhamento afetivo e adoção.