Não bastasse a intensidade das chuvas da semana passada, o sofrimento de milhares de pessoas só aumentou por conta do funcionamento, não pleno, da casa de bombas do Arroio Gauchinho, no limite entre Novo Hamburgo e São Leopoldo. Apesar do curso d ‘água delimitar os municípios, a estrutura que leva a água para o outro lado do dique está em território hamburguense, logo, uma obrigação da Prefeitura.
Bueno, com tudo que choveu semana passada, o maquinário não deu conta. São Leopoldo acusa Novo Hamburgo de não fazer manutenção e, por isso, menos da metade das bombas funcionaram. Novo Hamburgo diz que São Leopoldo permitiu ocupação no que deveria ser bacia de contenção e não retira o lixo, responsável pela avaria das máquinas. Como diz um servidor hamburguense: “Trocamos a roda com o carro andando!”
Uma coisa é certa: tem problema e que precisa ser resolvido. E não vai ser com bate-boca, um emitindo nota daqui, o outro respondendo dali. Está mais do que na hora dos prefeitos Fátima Daudt e Ary Vanazzi sentarem à mesa para buscar uma solução conjunta. Esqueçam suas diferenças políticas. Não foi a primeira cheia e não será a última. Não foi a primeira vez que a casa de bombas não funcionou, mas essa sim pode ter sido a última. Desde que alguma coisa seja feita.
Do PDT para o PSD
O pai foi vereador, presidente da Câmara, prefeito interino (em 2013), sempre pelo PDT. O filho é suplente de vereador, também pelo partido fundado por Leonel Brizola. Só que ambos estão de saída. Antônio Lucas e Rafael Lucas podem tomar o caminho do PSD. O convite já foi feito pelo deputado estadual Gaúcho da Geral, que pretende fazer, no próximo ano, a primeira bancada do partido na Câmara de Novo Hamburgo. Oficialização deve ocorrer em breve.
Faisal Karam no Republicanos
O ex-prefeito de Campo Bom Faisal Karam está se filiando ao Republicanos. Semana passada ele teve uma conversa longa com o deputado estadual e coordenador regional do partido, Delegado Zucco, e ficou tudo encaminhado. A esposa de Faisal, Cleusa Nascimento, já está no partido e concorreu à prefeitura da cidade em 2022. O mais recente partido do ex-prefeito foi o Podemos. Antes, esteve filiado ao PSDB e MDB.
Moradias populares
O presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Fernandinho Lourenço (PDT), subiu à tribuna nesta segunda-feira. Falou da situação que enfrenta com a Justiça – iniciou cumprimento de pena na quinta-feira, mas conseguiu habeas-corpus no sábado – e concluiu com importante informação: em viagem a Brasília, semana passada, trouxe a promessa de que o Município pode ser contemplado com 350 moradias populares. Estudo e proposta feitos pelo próprio gabinete do parlamentar.
Reverência aos…
…cidadãos que estão tomando os caminhos dos postos de coleta para fazer doações aos desabrigados. Em Novo Hamburgo o QG central está num dos pavilhões da Fenac, onde dezenas de servidores e voluntários se revezam para receber as doações e fazer a triagem. Um detalhe: não é preciso nem descer do carro.