No esforço de reconstrução da cidade assolada por uma enchente histórica, São Leopoldo recebeu importantes medidas de apoio de governo e entidades. Todas essenciais, assim como o trabalho de pessoas da cidade e de fora no resgate de famílias e animais. “Não há palavras para agradecer os voluntários”, afirmou o prefeito Ary Vanazzi, em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (16).
O chefe do Executivo de São Leopoldo destacou ações que vão ajudar na recuperação do município. Citou, por exemplo, que empresas locais serão beneficiadas pelo projeto de Recuperação do Estado, apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A medida vai proporcionar recursos que serão essenciais para a recuperação do município e de todo o Rio Grande do Sul.
Vanazzi também lembrou que a prefeitura emitiu um decreto de isenção do pagamento da taxa de água para famílias afetadas, aliviando o financeiro das pessoas durante esses momentos de dificuldades. Ressaltou ainda que, enquanto equipes de manutenção e limpeza das ruas trabalham para restaurar a normalidade, a Higra, empresa com experiência em soluções hídricas, fez o empréstimo de bombas a São Leopoldo, visando a drenagem mais eficiente das áreas alagadas.
De acordo com o prefeito, há planos em andamento para instalar mais bombas em pontos estratégicos da cidade, para dessa forma evitarmos os acontecimentos recentes. O prefeito destacou a importância de priorizar a redução do nível da água e o mapeamento das necessidades das pessoas afetadas. Ele também agradeceu ao voluntários “queria deixar aqui agradecimento especial aos voluntários, que forma milhares, que ajudaram nossa cidade e alguns de fora, que trabalharam intensamente, se dedicaram e seguem se dedicando a esses não há palavras para agradecer, com certeza tiveram uma experiencia significativa e embora muitas vezes dolorosa, muito obrigada a todos eles”.
Enquanto os voluntários deixam gradualmente as operações, a Assistência Social está focada em resolver as questões emergentes e garantir que as famílias afetadas ainda recebam o apoio necessário. O alerta para chuvas continua e a cidade permanece vigilante diante de novos desafios. Os abrigos desempenham um papel crucial neste momento, sendo locais importantes de passagem para aqueles que precisam de apoio, enquanto as autoridades concentram esforços para garantir que todos recebam a assistência adequada.
“Abrigos não são lugares que as pessoas gostam de ficar por muito tempo, eu mesmo já morei em abrigo na enchente de 1987. O local era no sindicato dos metalúrgicos, sabemos da importância dos abrigos como passagem e não de moradia, mas para tudo melhorar temos que baixar as águas das regiões do nosso município”, relata Vanazzi.
Segundo o prefeito, o objetivo principal é continuar trabalhando para reduzir os impactos das inundações e restaurar a normalidade em São Leopoldo, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos.