Estamos a um ano e quatro meses das eleições municipais de 2024. Muita água para rolar até lá. O calendário será aberto no dia 6 de outubro próximo, quando irá faltar exatamente um ano para o pleito. É quando se tem estabelecidas as regras das disputas. Depois vem o prazo da desincompatibilização, o primeiro em 6 de abril, as convenções, a campanha e o voto.
Parece muito tempo, mas chegou a hora de falar sobre 2024. Como se chega a esta conclusão? Quando se está reunido com amigos e o papo toma os rumos da política:
– Tu sabe quem vai concorrer a prefeito?, pergunta um.
– Eu soube que o fulano vai disputar a eleição, diz o outro
– Mas nem título o beltrano tem nesta cidade, retruca um terceiro
O cidadão, parece, quer se informar. Quer estar por dentro do que pode acontecer em seu município, nesta que é, na minha avaliação, a mais importante das eleições. Afinal, vamos participar da escolha daqueles que ficam perto da gente. É mais fácil bater na porta do gabinete de um vereador e de um prefeito, do que recorrer a deputados, senadores, governador e presidente.
O povo já começou a fazer suas escolhas. Está mais do que na hora dos partidos fazerem suas pré-escolhas. Os que perderem tempo nesta fase correm o risco de largar em desvantagem no ano que vem. E em campanha de 45 dias, pode ser fatal.
Sala Marco Kirsch
A Sala do Empreendedor da Prefeitura de Novo Hamburgo poderá se chamar Marco Kirsch. Na justificativa do projeto, os autores Gustavo Finck (PP) e Cristiano Coller (PTB) destacam a trajetória deste hamburguense, nascido em 1964 e falecido há dois anos e nove meses. A última atividade profissional de Marco foi como diretor da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos.
Plano Diretor
A Comissão Especial do Plano Diretor da Câmara de Novo Hamburgo promove nesta terça-feira, 6, a primeira reunião de uma série que será realizada nas próximas semanas. A partir das 19 horas se reúne com representantes do Sinduscon, Asaec e Creci-RS, no Plenarinho do Legislativo. A intenção é debater com a cidade as propostas formalizadas pela empresa contratada pela Prefeitura e entregar um relatório final. Integram os vereadores Gustavo Finck (PP), Cristiano Coller (PTB) e Lourdes Valim (Republicanos).
Republicanos da cabeça
Coordenador regional do Republicanos, o deputado estadual Delegado Zucco reitera que organiza candidatura própria do partido nos municípios do Vale do Sinos. “Eventualmente poderemos compor uma vice-prefeitura, mas a ideia é ir de cabeça de chapa em todas”, salientou. Zucco lembra que o também deputado Gustavo Victorino, mais votado do Estado em 2022, poderá ajudar o partido a se tornar o maior da região.
Reverência aos…
…doadores de sangue e de plaquetas. No mês em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), eles ajudam a salvar vidas. Como diz um cartaz no Hemovida, de Novo Hamburgo, “corre vida em minhas veias”. Então, vamos lá!