Indústria é quem mais emprega na região: tem 21,1% dos empregados trabalham na área. O comércio aparece em seguida, com 19,1%.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Entre os gaúchos da região metropolitana de Porto Alegre em idade ativa, 3,9% estão desempregados. É o que indica a Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitca – IBG nesta quinta-feira, dia 22.
O índice é menor do que o registrado no mesmo período do ano passado e chega próximo dos 3,7% de outubro de 2010, que foi a menor taxa desde 2002 para um mês de outubro. Considerando as seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo instituto, o índice ficou em 5,3% em outubro, após registrar 5,4% em setembro.
O indicador atual é menor do que os 4,4% de desempregados em outubro de 2011. Em setembro deste ano, a taxa era 3,6%. Segundo o IBGE, apenas 3% dos homens estão desocupados. Entre as mulheres, o índice sobe para 5%. O rendimento médio real domiciliar per capita de Porto Alegre e Região Metropolitana é de R$ 1.206,90.
Indústria é a que
mais emprega
A indústria é quem mais emprega na região. 21,1% dos empregados trabalham na indústria extrativa, de transformação e distribuição de eletricidade, gás e água. O comércio aparece em seguida, representando 19,1% dos trabalhadores ativos.
Mais da metade dos trabalhadores do setor privado está com a carteira de trabalho assinada: 50,8%. Trabalhadores por conta própria representam 16,3%. Empregados sem carteira de trabalho assinada são 10%.
Informações de portal G1
FOTO: ilustrativa / hypescience
