E o empresário e poeta Guaracy Antonio Velho é o primeiro a ter sua poesia pintada no muro da escola Branca de Neve
No 20 de setembro Novo Hamburgo sempre destina um espaço para homenagear aos cidadãos que trabalham incansavelmente pela comunidade e também aos estudantes. Neste 20 de setembro, ocorreu o lançamento do projeto “Com a Palavra o Muro”.
O projeto é uma iniciativa dos professores da escola Vereador Arnaldo Reinheimer: Flaviane Oliveira Scheffel e Sandro André Flor, cujo homenageado de 2007 é o empresário e poeta, Guaracy Antonio Velho, do grupo Pensando Novo Hamburgo e da empresa Agrícola do Vale.
Para os gaúchos, o 20 de setembro é a data máxima para comemorar suas conquistas e suas tradições. Dia sempre lembrado em Novo Hamburgo, com desfiles pela Pedro Adams Filho e com confraternizações no Parque do Trabalhador.
O poeta Guaracy Antonio Velho foi homenageado dentro do projeto: “Com a Palavra o Muro”. Uma iniciativa dos professores autores do projeto e do Grupo Pensando Novo Hamburgo, que homenageou pela primeira vez um artista hamburguense, com a publicação de um verso dele publicado no muro da Escola de Educação Infantil Branca de Neve, situada ao lado do Parque do Trabalhador.
Guaracy Antonio Velho, natural de São José dos Ausentes, se diz muito satisfeito e prestigiado por ter sido o primeiro poeta a ter um poema seu publicado no muro da escola de educação infantil Branca de Neve, de Novo Hamburgo, sob a direção da professora Neida Wilmsen.
Com 69 anos, o empresário e poeta, diz que há 50 anos tem vivido em Novo Hamburgo, cidade que já adotou em seu coração. O homenageado é casado com a professora aposentada, Maria Teresinha Velho e pai de Alexandre Velho.
O empresário Guaracy Velho conta que trabalhou 16 anos na Nitrisin SA – onde entrou como ofice-boy e saiu como procurador geral. Ai constituiu uma empresa em Montenegro, onde atuou por 8 anos. Há 30 anos criou a Agrícola do Vale em Novo Hamburgo.
Novo Hamburgo chega aos 80 anos e dentro das comemorações do 20 de setembro, surge pela primeira vez o projeto: com a palavra o muro. E a escola Branca de Neve foi a primeira a ser pintada.
Na pintura do muro da escola Branca de Neve, os versos do poeta Guaracy Velho teve o toque especial do artista plástico Jésse Santos. A pintura foi feita pelos estudantes e “pintores oficiais” do projeto: Douglas Nascimento, Jéferson Ferreira da Silva e Oséias Michel Gaspar.