Mão na Massa atendeu moradores no bairro com serviços de cidadania
O Programa Mão na Massa realizou no dia 31 de janeiro, no CTG Querência das Raízes, bairro Boa Saúde, um mutirão de cidadania que atendeu cerca de 80 moradores da comunidade. Na ocasião, uma equipe de enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mediu a pressão arterial dos interessados.
A população também pode conferir em um mural as vagas existentes na Agência Municipal de Emprego (Ame) e assistir a palestras sobre DST/Aids e de prevenção a dengue. Também foram distribuídas cerca de 70 mudas de árvores nativas da região, aproximadamente 300 preservativos e de folders relacionados à prevenção da leptospirose, do combate ao desperdício de água e sobre a separação do lixo.
O servente de pedreiro, Alexandre Juarez Ramos, 28 anos, foi ao mutirão a convite da esposa, uma integrante do Mão na Massa, e levou junto um vizinho. Ele conta que foi a primeira vez na vida que mediu a pressão e que deve haver mais eventos como esse. “Escolhi uma muda de araçá e vou plantar em casa. Também assisti às palestras e aprendi muitas coisas sobre como combater o mosquito da dengue”, revela Ramos.
Moradora do bairro Boa Saúde há 32 anos e integrante do programa, Iracilda Lemes, 45 anos, afirma que um espaço aberto para a comunidade participar e aprender novas coisas é muito importante. “A comunidade precisa de apoio para modificar e melhorar as coisas. Me sinto orgulhosa por participar do Mão na Massa e fazer parte deste mutirão de cidadania “, afirma Iracilda.
O prefeito em exercício Raul Cassel esteve presente e conferiu as ações oferecidas na atividade. “Além de desenvolver um senso coletivo nas pessoas, este mutirão apresentou propostas de cuidados com a saúde e de respeito ao meio ambiente”. Cassel afirma também que o Mão na Massa resgata a cidadania das pessoas e motiva a participação dos integrantes em prol do desenvolvimento da comunidade.
O Projeto Mão na Massa
O Mão na Massa já atendeu 125 famílias de áreas em situação de vulnerabilidade social dos bairros Santo Afonso, Canudos, Kephas e Boa Saúde. Coordenado pela Secretaria de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Stcas), de Novo Hamburgo, o Mão na Massa envolve seus integrantes em ações que melhorem a qualidade de vida da sua localidade.
Além dos mutirões, acontecem oficinas de geração de renda e capacitações sobre saúde, habitação, meio ambiente, educação e segurança por técnicos das respectivas secretarias. As informações recebidas são repassadas pelos integrantes às suas famílias, vizinhos e amigos, tornando-os multiplicadores de cidadania. No final do mês o programa concede uma bolsa-auxílio desemprego mensal no valor de R$ 100,00 em alimentos e produtos de higiene aos participantes que são todos desempregados.