Nesta quinta-feira, o programa Mão na Massa beneficiou 50% dos moradores da Vila Alcântara. O próximo mutirão será no dia 31
Com iniciativa da prefeitura, o programa Mão na Massa, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Stcas), realizou no início da tarde desta quinta- feira, dia 24, um mutirão integrado na Vila Alcântara, bairro Canudos. A atividade visa melhorar a qualidade de vida dos moradores e promover o exercício da cidadania entre eles.
Os trabalhos do projeto também têm o objetivo de combater a dengue e a leptospirose, doenças que tiveram casos diagnosticados no município recentemente. Além de 40 integrantes do programa, a ação mobilizou as secretarias de Saúde (Semsa), Meio Ambiente (Semam), Agricultura (Semag), Serviços Urbanos (Semsu), Obras Públicas (Semop).
Também foram parceiros da iniciativa a Marisol Indústria do Vestuário Ltda, a Caixa Econômica Federal e o Lions Clube Centro. Ao total, cerca de 80 pessoas participaram do evento, realizando aproximadamente dois quilômetros de capina e coleta de entulho.
Enquanto a limpeza ia sendo realizada, outros grupos trabalhavam na divulgação e conscientização sobre o destino do lixo urbano. Além de visitas às residências, também distribuíram folders com conteúdo educativo e preventivo.
Outros grupos foram responsáveis pelo plantio de mudas de árvores nativas da região, que também, foram oferecidas aos moradores interessados em cultivá-las no seu próprio terreno. Profissionais das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura prestaram auxílio, supervisionando o procedimento e o local do plantio.
Mão na Massa
O programa que alia trabalho, renda, capacitação, educação e assistência social, beneficiou nesta quinta-feira, metade da Vila Alcântara, a outra metade será atendida no dia 31, quando mais um mutirão se repete na vila. Em caso de chuva os trabalhos serão transferidos para a quinta-feira útil seguinte.
O Mão na Massa atua por um período de quatro meses, podendo ser prorrogado por mais dois, em áreas de extrema vulnerabilidade social. Está a cinco meses no bairro Santo Afonso e a dois no bairro Canudos. Os trabalhos ocorrem de segunda a quinta-feira e no final do mês o programa concede uma bolsa-auxílio desemprego mensal no valor de R$ 100,00 aos participantes, contendo alimentos e produtos de higiene.