No dia 25 de julho, a população poderá acessar novamente as dependências do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. O local, ícone da memória e da História da Imigração Alemã no Brasil e que também foi atingido pela enchente que abateu São Leopoldo em maio deste ano, reabre as suas portas após um intenso trabalho de limpeza e restauração. E a abertura ocorre exatamente no dia em que o Brasil celebra o Bicentenário da Imigração Alemã.
Para marcar este retorno, intitulado 200 Anos de Solidariedade, a direção do Museu elaborou uma programação que ocorre das 10h30 às 19h e que contempla a integração e a harmonia, tão características dos imigrantes alemães. “Pensamos que este não é um momento de grandes festividades, devido ao tamanho da tragédia climática, mas que podemos sim, celebrar a vida em torno do exemplo do legado de esperança, recomeço e espírito comunitário que fizeram parte da vida dos nossos antepassados e que são importantes até os dias de hoje”, destaca Ingrid Elisabet Marxen, diretora de Relações Institucionais do Museu. A entrada é gratuita, mas pede-se um alimento não perecível para ajudar as famílias atingidas.
A programação do dia 25 de julho do museu é um convite para que turistas, comunidade e apreciadores do “jeito alemão” tenham momentos de risadas, boa gastronomia e também de nostalgia, porque será aberta a cápsula do tempo fechada em 2003 pelos alunos da Escola Estadual Visconde de São Leopoldo. “Vamos ler as mensagens deixadas por eles e também fechar uma nova, para ser lida na posteridade”, diz Ingrid.
Campanha – Em paralelo à programação festiva, a comunidade também está convidada a visitar o acervo do museu, composto pela maior coleção do País com foco na memória dos imigrantes alemães. Como parte desse legado foi atingido pela enchente de maio, foi criada a campanha Adote um Objeto do Museu, que permite que indivíduos, empresas ou instituições financiem a restauração de 14 peças raras que foram danificadas devido à força das águas.
LEIA TAMBÉM: Nova tubulação de adutora deve melhorar abastecimento de água em dois bairros
Programação 200 Anos de Solidariedade
Local: Museu Histórico Visconde de São Leopoldo | Avenida Dom João Becker, 491 – Centro – São Leopoldo
Horário: 10h30 às 19h
Ingresso: Solidário de 1 alimento não perecível
Atividades:
10h30
- Chegada dos cavalarianos do CTG Lomba Grande com a chama crioula
- Abertura da feira com gastronomia típica e artesanato
13h30
- Apresentação do grupo de dança Folclore Gaúcho
14h
- Início dos Jogos Germânicos – Resgate de práticas trazidas ao Brasil pelos imigrantes. Uma das finalidades destes esportes é relembrar do esforço físico dos colonizadores. Haverá campeonato de chopp na tulipa, cabo de guerra, carrinho de mão, perna de pau, dentre outros.
16h30
- Apresentação do grupo de canto Madrigal Presto
17h
- Abertura e leitura da cápsula do tempo com as mensagens dos alunos da Escola Estadual Visconde de São Leopoldo deixadas em 2003
- Fechamento de nova cápsula do tempo
- O evento conta com o patrocínio da Stihl Ferramentas, Sicredi Pioneira, Herval Consórcios, Vila Rica Imóveis, Itecê e Sucos Petry. O apoio é da União FM.
19h
- Encerramento
LEIA TAMBÉM: Operação Tapa-Buracos e recapeamento no pós-enchente