Cidade avança na atenção à saúde mental e na qualificação da rede básica com recursos federais
Campo Bom foi uma das 130 cidades brasileiras selecionadas para receber um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), por meio do Novo PAC Seleções. Programa do Governo Federal é voltado à realização de obras e empreendimentos em áreas essenciais como saúde, educação, mobilidade e qualidade de vida, com participação direta de municípios e estados.
Mais estrutura para saúde mental
O novo CAPS terá um investimento estimado em R$ 2,593 milhões e será voltado ao atendimento humanizado e multidisciplinar de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. A nova estrutura ampliará e qualificará significativamente os serviços de saúde mental no município.“Esta seleção é um reconhecimento da nossa seriedade técnica e do trabalho comprometido da equipe da saúde na captação de recursos. A construção do novo CAPS vai suprir uma demanda importante da cidade e ampliar o cuidado com a saúde mental da nossa população”, afirmou o prefeito Giovani Feltes.“Agora, iniciamos a etapa de elaboração e apresentação dos projetos ao Governo Federal, aguardando as diretrizes para dar sequência à execução”, completou.
Melhoria nas UBSs
Além da construção do CAPS, Campo Bom também foi contemplada com R$158 mil para aquisição de kits mobiliários destinados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os recursos permitirão fortalecer a infraestrutura das unidades e melhorar o ambiente de atendimento à população.
A secretária municipal de Saúde, Luana Schnorr, destacou o impacto das melhorias.“A saúde mental é uma pauta prioritária. Teremos uma estrutura nova, moderna, acessível e preparada para acolher com dignidade quem mais precisa. Além disso, os recursos para as UBSs permitirão melhorar ainda mais o ambiente de atendimento, beneficiando diretamente os usuários do SUS.”
LEIA TAMBÉM:
Campo Bom sediará Campeonato Brasileiro de Handebol Infantil Feminino