Imagina um município com crescimento populacional de 11,38% desde 2010. Muito maior que a média nacional, que cresceu 6,45%, e a estadual, com apenas 1,74%. É certo que a administração vai ter que usar da criatividade para superar os desafios. Dois Irmãos se destaca com um crescimento populacional de 11,38% desde 2010, demandando criatividade por parte da Administração Municipal. Esse percentual supera a média nacional de aumento, que foi de 6,45%, e a do Estado, que atingiu 1,74%.
Num cenário de encantos e trabalho, com esse crescimento forte, confirmado pelo Censo de 2022, Dois Irmãos enfrenta o desafio de conciliar a manutenção da qualidade de vida, por meio da prestação de serviços eficientes e de qualidade, com o planejamento de obras e projetos importantes de infraestrutura para o desenvolvimento sustentável da cidade.
Nos últimos anos, as estiagens históricas, a pandemia, a dengue e o ciclone extratropical testaram a resiliência da população e da Administração, que mobilizaram-se para reconstruir áreas afetadas, como a reconstrução de duas pontes e uma unidade de educação infantil.
As obras não param. E vem aí uma nova escola no Bairro União, com capacidade de atender até 820 estudantes, o maior investimento individual na área da educação da história de Dois Irmãos. E a nova ponte no Bairro São João, sobre o Arroio Feitoria, próxima a Ponte de Pedra.
Além das obras de infraestrutura, o prefeito Jerri Meneghetti, também fala com entusiasmo das ações para a criação do Centro de Eventos e Empreendedorismo que está sendo projetado para ser construído no Bairro Travessão, para integrar empresários, investidores e comunidade na área de tecnologia, inovação e empreendedorismo.
O Turismo também é tratado com empenho por Dois Irmãos. Um calendário repleto de eventos é realizado anualmente, e em 2024, promete ser ainda mais especial, com a ampliação de eventos, como o Kerb de São Miguel e o Natal do Anjos, os dois principais do calendário, além das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã.
Enquanto isso…
…pergunto: onde foi parar o plano para acabar com o trânsito de veículos pesados no sítio histórico do bairro Hamburgo Velho?