Para amenizar a estiagem que afetou o Estados nos últimos anos, três açudes foram abertos em Ivoti por meio do programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – Eixo Estratégico Irriga + RS, da Secretaria da Agricultura do Estado.
O programa, na modalidade açude, tem a intenção de apoiar a construção de estruturas de reservatório de água para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas. Ao todo, Ivoti recebeu seis inscrições para a abertura dos açudes, sendo destes, três considerados aptos para cumprir com todos os requisitos.
Totalmente gratuito aos moradores da cidade, os açudes foram abertos por meio de uma parceria entre o Governo Estadual e o município. Por meio do Avançar, o Estado repassou 80% do recurso ao município para abertura dos açudes e a administração municipal arcou com 20% do valor.
As obras de aberturas dos açudes foram finalizadas na última quinta-feira (30). O Prefeito de Ivoti, Martin Kalkmann, a secretária municipal de Desenvolvimento, Denise Rodrigues da Silva, e o engenheiro agrônomo e o extensionista da Emater de Ivoti, Felipe Pereira Dias, estiveram presentes nos serviços. “Os açudes vão auxiliar os agricultores e pecuaristas a desenvolverem seu trabalho em períodos de muito calor e seca, como enfrentamos em 2022 e em tantos outros anos de forte estiagem no Rio Grande do Sul. Será um benefício grande para a população”, destaca Kalkmann.