Edição do programa Estação Hamburgo reúne educadoras, empreendedoras e lideranças políticas para debater ações transformadoras e bem-estar em Campo Bom, Ivoti, Lindolfo Collor, Sapiranga, Taquara e Novo Hamburgo.
Na noite de 16 de julho de 2025, o programa Estação Hamburgo, transmitido pela Vale TV para o Vale do Sinos e pelo YouTube para todo o mundo, promoveu um encontro inspirador com mulheres protagonistas em suas áreas de atuação. A edição reuniu a professora e escritora Bruna Gutteres de Almeida, a esteticista e fundadora da Perfect Lipo, Daiana de Souza, a educadora e intérprete de Libras Fabi Pons, e a vice-prefeita de Campo Bom, Gênifer Engers. Em pauta, temas como educação, saúde, empreendedorismo feminino, acessibilidade e políticas públicas.
Clique para assistir ao programa no YouTube:
De projeto premiado nacionalmente ao livro que promove a inclusão
A professora Bruna Gutteres, de Lindolfo Collor, emocionou ao compartilhar sua trajetória com projetos de educação infantil baseados em valores e inclusão. Em 2022, ela foi vencedora do prêmio nacional EducaWeek, com uma iniciativa que transformou alunos em “super-heróis da vida real”, ao promover ações sociais e valorizar profissionais como bombeiros, médicos e professores. A proposta gerou tanto engajamento que virou manchete nacional.
Em outro projeto, foi escrito o livro Se todo mundo for igual, o que é que há de especial?, publicado com apoio da Lei Aldir Blanc. No projeto, Bruna reforça a importância de trabalhar desde cedo temas como respeito às diferenças, identidade e saúde mental: “As crianças estão carentes de ver os adultos praticando bons valores. É na educação infantil que se lança o alicerce para uma sociedade mais justa.”
Perfect Lipo: estética com propósitom, bem-estar e inovação
Com mais de 16 anos na área de estética, Daiana de Souza trouxe ao programa a experiência transformadora da Perfect Lipo, clínica fundada em Taquara e que vem expandindo seus serviços na região. Com metodologia própria registrada, o procedimento não invasivo já ajudou Daiana a eliminar 42 quilos e hoje é replicado em várias cidades.
“A fórmula da felicidade está no cuidado consigo mesmo, na autoestima, no bem-estar e no equilíbrio”, destacou. A técnica combina tecnologia com mudanças de hábito e busca resultados não apenas estéticos, mas também de saúde e bem-estar. Atualmente, a empresa passa por processo de estruturação para se tornar uma rede de franquias.
Educação, acessibilidade e cultura na prática
Fabi Pons, professora, intérprete de Libras e agente cultural, falou sobre a importância da acessibilidade em todos os serviços públicos, especialmente para pessoas surdas. “Fazer com que o surdo ouça através das mãos” é o lema que orienta seu trabalho com tradução simultânea em eventos e orientação para inclusão em escolas, instituições e órgãos públicos.
Fabi também destacou a falta de atendimento presencial em muitas empresas e órgãos como um fator de exclusão, especialmente para idosos. “Inclusão não é só rampa. É ouvir, atender, estar presente.” Ela atua ainda como educadora e promove a arte através da Escola do Violão de Estância Velha, que terá apresentações no Soul Rest Bar (19/07), na Paróquia São Francisco (09/08) e no Mister Boss Pub (15/08).
Políticas públicas para mulheres: avanço e desafios
A vice-prefeita de Campo Bom, Gênifer Engers, compartilhou as conquistas do município na área da saúde, como a reestruturação do Hospital Lauro Reus, agora com pronto atendimento 24h. Além disso, reforçou o convite para a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, a ser realizada no dia 23 de julho, na Câmara de Vereadores.
O evento integra a 5ª Conferência Nacional dos Direitos das Mulheres e busca debater questões como prevenção à violência, empreendedorismo e saúde feminina. “Política pública para mulheres não é só medida protetiva. Começa na escola, na saúde preventiva, na informação”, afirmou Gênifer.
Ela também destacou projetos como a Patrulha Mulheres Protegidas, a Sala das Margaridas na delegacia e a Sala Lilás no hospital, além da casa-abrigo para vítimas de violência. Campo Bom se mostra referência na atuação municipal em defesa das mulheres.
LEIA TAMBÉM: Posses dos prefeitos do Vale dos Sinos marcam início de 2025
Valores que constroem futuros
A conversa, conduzida pelo apresentador Rodrigo Steffen, reforçou como ações baseadas em valores, empatia e protagonismo feminino são capazes de transformar comunidades. Da educação infantil à saúde pública, passando pela cultura, empreendedorismo e bem-estar, os exemplos compartilhados pelas convidadas são reflexo de um Vale do Sinos que se reinventa com sensibilidade, inovação e coragem.
Debate realizado no dia 16 de julho de 2025 no programa Estação Hamburgo, apresentado por Rodrigo Steffen.