A nomeação delas aconteceu no dia 11 de janeiro, por meio do rei Abdullah. Porém, medidas serão tomas para evitar que elas mantenham contatos com homens.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O rei Abdullah Al Saud, da Arábia Saudita, fez um decreto histórico, concedendo pela primeira vez às mulheres permissão o direito de se tornarem membros do Conselho Consultivo do país. Foi o que informou a cadeia de televisão árabe, Al Arabiya.
O decreto informa que as elas podem somar 20% dos 150 integrantes do órgão. No entanto, será pedido que “sigam estritamente as regras da sharia (lei islâmica baseada no Corão)”. Entre as regras estabelecidas está a cobertura da cabeça e rosto com o hijab, informou agência de notícias Europa Press.
As mulheres também vão ter um lugar específico para poderem se sentar; além da entrada e saída especiais para evitar que haja o contato com homens. De acordo com a agência oficial saudita, SPA, “as mulheres eleitas como membros do Conselho gozarão de plenos direitos como membros e estarão comprometidas com as suas obrigações e responsabilidades”.
Informações de Agência Brasil
FOTO: reprodução / exame.com.br