O projeto Protagonistas do Vale do Sinos, desenvolvido pela produtora cultural e editora Simples Assim, de Novo Hamburgo, foi lançado oficialmente na manhã deste sábado (23). O evento, que reuniu mais de 100 pessoas, aconteceu no Espaço Cosmos, na Feevale, e contou com a participação da equipe envolvida, patrocinadores, imprensa, além de familiares das homenageadas.
Com uma proposta inédita, o projeto reúne narrativas inspiradoras de 10 mulheres da região do Vale do Sinos que se destacaram em diversas áreas, como economia, educação e cultura, transformadas em histórias em quadrinhos (HQs) criadas por 10 duplas de escritoras e ilustradoras. No evento, foi lançada ainda a música “A força vai permanecer”, criada pela escritora Nana Bernardes exclusivamente para o projeto.
A historiadora Priscilla Almaleh, responsável pelo levantamento histórico dos perfis das protagonistas, falou sobre a importância de registrar a trajetória dessas mulheres tão importantes para a região do Vale do Sinos.
“De que perspectivas olhamos o passado? De que passado estamos falando? Um passado que por muito tempo foi contado por homens brancos que estavam nos espaços de poder. Agora, com o Protagonistas, podemos revelar uma outra perspectiva, de mulheres que foram exemplos de resistência, que foram contra, que revolucionaram, para ocupar seu espaço. Foi um prazer e uma grande responsabilidade contar essas histórias, entrar nas casas desses familiares”, comentou.
A jornalista e cartunista Fabiane Langona também esteve presente no evento e participou do processo de produção dos quadrinhos, como consultora técnica. “O Protagonistas do Vale é maravilhoso porque é intergeracional. Envolveu as gerações dessas mulheres, a minha, a das ilustradoras”, disse.
“Ver cada artista se desenvolver, com seu traço e seu estilo, e transformar os registros fotográficos dessas mulheres em ilustração é um trabalho complexo. Nossa ideia foi levar a linguagem da HQ para a região, pois é uma linguagem que aproxima, é mais leve”, complementou Fabiane, que também foi a responsável por um workshop oferecido para as escritoras e ilustradoras do projeto.
Está prevista a distribuição gratuita de três mil coleções do Protagonistas do Vale do Sinos, contendo um exemplar de cada HQ em escolas, bibliotecas e instituições em áreas de vulnerabilidade social. Ao todo, serão 30 mil HQs distribuídas. Uma versão online também estará disponível, em breve, através do instagram do projeto (@protagonistasdovale).
Além disso, o projeto contará ainda com bate-papos que serão realizados com as escritoras e ilustradoras em instituições da região. A ação está prevista para o próximo ano.
LEIA TAMBÉM: Hospital Centenário recebe mechas de cabelo para pacientes oncológicas
Saiba quem são as homenageadas
O projeto Protagonistas do Vale do Sinos contempla 10 mulheres de oito cidades da região. Saiba quem são:
- Alaídes Haubert – São Leopoldo
- Maria Emília de Paula – São Leopoldo
- Edith Kieling – Dois Irmãos
- Ella Einsfield – Novo Hamburgo
- Nair Lara de Oliveira (Vó Nair) – Novo Hamburgo
- Eva Karnal Johann – Esteio
- Dalva Therezinha Theisen – Ivoti
- Jacobina Mentz Maurer – Sapiranga
- Isabel Cristina Genelici – Canoas
- Marlise Saueressig – Campo Bom
Cada HQ foi produzida por uma dupla composta por uma ilustradora e uma escritora da região do Vale do Sinos, são elas:
Ilustradoras:
- Aline Meirelles
- Ariadne Decker
- Bia Cremonini
- Gabi Maidana de Oliveira
- Lorena Toniolo
- Naine Gomes da Silva
- Nicky Silva
- Raquel da Silva
- Renata Duprat
- Tábata da Costa Davila
Escritoras:
- Andréia Schefer
- Aline Cunha Silva
- Daniela Rosa
- Franciele Strack
- Indiara Tainan
- Márcia Funke Dieter
- Milene Barazzetti
- Maria Eduarda Andára Fagundes
- Nana Bernardes
- Simone Saueressig
O projeto Protagonistas do Vale do Sinos (PRONAC: 2122470) conta com patrocínio master da STIHL, patrocínio da Gedore Brasil, Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Sinoscar e TFL do Brasil, copatrocínio da UP Química e realização da Simples Assim e Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
LEIA TAMBÉM: Bicentenário de São Leopoldo é comemorado com lançamento de livros