O ginecologista e obstetra Valdir Marques de Souza morreu na madrugada desta quarta-feira (21) aos 81 anos. A causa do falecimento não foi divulgada. O velório acontece a partir das 11h30 no Cemitério Jardim da Memória, em Novo Hamburgo, e a cerimônia de cremação será às 17h.
Criador e presidente da Associação de Assistência em Oncopediatria (AMO Criança) em Novo Hamburgo, o médico era muito conhecido na cidade e na região. Em nota, a instituição lamentou a morte de Valdir.
“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do nosso presidente Dr. Valdir Marques de Souza. O velório será no Cemitério Jardim da Memória, em Novo Hamburgo, a partir das 11h30min. A cerimônia de Cremação será às 17h. Nossa solidariedade aos familiares e amigos.”
Vale TV vai reprisar entrevista com Valdir
Em homenagem ao médico, a Vale TV vai reprisar a entrevista de Valdir Marques de Souza para Rodrigo Steffen, ao programa Conversa de Peso, nesta quarta, às 22h30.
Apaixonado pela solidariedade, Valdir acumulou ao longo da vida um irreparável histórico de atos de cidadania. Formado em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas, em 1969, o médico se especializou em ginecologia e obstetrícia, em 1972, em citopalogia, em 1973, e ainda em sexualidade humana, em 2003.
Além da AMO Criança, Valdir foi sócio-fundador e segundo presidente da Unimed Vale do Sinos, sócio-fundador do Sindicato Médico de Novo Hamburgo, sócio-fundador e diretor-administrativo do Centro de Ecografia e Radiologia, presidente da Fundação Maurício Cardoso – Hospital Darcy Vargas, de 1983 a 1986, diretor do Hospital São Rafael, de 1995 a 2000, delegado da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana e presidente da Associação de Assistência ao Menor em Oncologia (AMO).

AMO Criança
Entidade de apoio a crianças portadoras de câncer, a Associação de Assistência em Oncopediatria (AMO Criança) atua na área há 24 anos. O objetivo é promover a saúde e tratamento de crianças e adolescentes entre 0 e 18 anos, com atendimento a saúde física, psíquica e social proporcionando melhoria na sua qualidade de vida e de seus familiares.
A AMO Criança oferece consultas médicas e exames, e, quando necessário, encaminha para a internação hospitalar, acompanhamento terapêutico e apoio psicossocial. Além disso, ajuda no fornecimento dos medicamentos previstos para o tratamentos e passagens de transporte para os pacientes e um familiar que o acompanha.
A entidade acompanha famílias de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom, Estância Velha, Portão e Sapiranga. A sede da AMO Criança fica na Rua Vidal Brasil, 1.695, bairro Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo.
LEIA TAMBÉM: Morre Silvio Santos, dono e apresentador do SBT, aos 93 anos em São Paulo