Pesquisador e professor emérito da Universidade de São Paulo, Ab’Saber era referência da geografia em todo o mundo.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Faleceu nesta sexta-feira, dia 16, o pesquisador Aziz Nacib Ab’Saber, aos 87 anos. Um maiores especialistas brasileiros em geografia física e referência da área em todo o mundo, Ab’Saber sofreu um enfarte.
Professor emérito da Universidade de São Paulo – USP, ele é autor de mais de 300 trabalhos acadêmicos. É autor de estudos e teorias fundamentais para o conhecimento dos aspectos naturais do Brasil. Era presidente de honra e ex-presidente e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.
Ruth Andrade, secretária-geral da entidade, contou ao jornal O Estado de S. Paulo que foi uma morte tranquila. “Ele acordou, fez café da manhã para toda a família, sentou-se em uma cadeira, falou ‘Ai’ e morreu”, declarou. Segundo ela, nos últimos meses o pesquisador estava visitando toda a semana a SBPC por conta da realização do terceiro volume da coleção Leituras Indispensáveis, ainda a ser publicado.
Um dia antes de morrer, “o professor, disposto como sempre, fez sua última visita à SBPC, em São Paulo. Em um gesto de despedida, mesmo involuntariamente, ele entregou na tarde de ontem à secretaria da SBPC sua obra consolidada, de 1946 a 2010, em um DVD, para ser entregue a amigos, colegas da Universidade e ao maior número de pessoas”. Ruth lembra que ele ainda pediu para que o material seja distribuído a estudantes nos eventos da SBPC.
Informações de Estadão
FOTO: reprodução / revistaforum