A sensação em Campo Bom é de que o pior já passou. O Rio dos Sinos, que no ápice da enchente chegou a alcançar a marca de 8,58 metros no município, nesta segunda-feira (20) está em 6,62 metros, quase 60 centímetros abaixo da cota de inundação.
Apesar disso, ainda há pessoas fora de casa por causa da enchente no município. Segundo a administração municipal, na sexta-feira (18), cerca de 80 desalojados ainda estavam desalojados, em casas de parentes ou amigos, 113 desabrigados, acolhidos pela Prefeitura no Ginásio Municipal, e 93 pessoas de São Leopoldo, abrigadas no ginásio do SESI.
Bombeamento e prevenção
Os bairros mais atingidos em Campo Bom foram o Barrinha, Porto Blos, Vila Rica, Operária, Mônaco e 25 de Julho foram atingidos. Na Vila Rica, equipes trabalharam durante o final de semana com máquinas que bombeiam parte da água de volta ao rio.
Segundo a Prefeitura, a ideia é que futuramente seja feita instalação de comportas que, aliadas a um sistema de bombas, possam minimizar os impactos das cheias para as famílias deste e outros bairros.
Distribuição de colchões
Com a água do rio baixando, as pessoas estão voltando para casa. Por isso, o domingo foi de mutirão de entrega de colchões na Barrinha. Quase 300 colchões foram distribuídos, parte adquirida pela Prefeitura de Bom e parte doada pelo Estado, além de travesseiros, lençóis, cobertores e kits de limpeza. Nos demais bairros, a distribuição será feita nos próximos dias.
Volta às aulas na Barrinha
A EMEF Princesa Isabel e a EMEI Princesinha, do bairro Barrinha, voltam às atividades nesta terça-feira (21). As duas escolas foram as mais atingidas pelas enchentes no município e voltam aos trabalhos depois de três semanas fechadas.
O calendário escolar também foi reorganizado em Campo Bom. O recesso escolar será de 29 de julho a 2 de agosto e a data final do ano letivo foi mantida em 18 de dezembro.
Solidariedade
Com a situação melhorando em Campo Bom, a população já se prontifica para ajudar outros municípios mais atingidos no RS. No sábado (18), um caminhão com doações diversas partiu do Ginásio do CEI rumo a Eldorado do Sul.