Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza evento visando compensar as emissões de carbono das atividades da prefeitura com doações de mudas para plantio pela população.
Promovido pela Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), o evento é integrado ao Plano Local de Ações Climáticas (Plac) e visa compensar as emissões de carbono das atividades da prefeitura com doações de mudas para plantio pela população.
São planejadas 15 ações no programa de arborização para este ano. A ideia é envolver as associações de moradores, escolas e a comunidade em geral. A ação vai ser realizada de abril a agosto, identificado como o período propício ao plantio de árvores no Rio Grande do Sul.
Vanazzi explicou a importância das áreas de lazer na cidade. “As áreas verdes são de extrema importância para os trabalhadores, elas oferecem um lugar para o povo descansar do trabalho e aproveitar o tempo livre. Subestimamos a importância destas áreas de lazer e do meio ambiente. Nós temos que construir espaços verdes, tornando a cidade uma cidade boa de morar, que se desenvolve economicamente, gera emprego, e combina tudo isso com o bem-estar social da população”, disse.
O secretário do Meio Ambiente, Anderson Etter, ressaltou o desenvolvimento econômico sustentável da cidade. “As empresas escolhem a cidade de São Leopoldo pela amplitude da sua área de preservação. São ações como esta que temos hoje, realizadas pelo inventário de emissão de gás de efeito estufa, conduzido e coordenado pelo Gardel, que resultam no crescimento econômico da cidade, com o desenvolvimento sustentável e com responsabilidade. Cuidamos da cidade, cuidando das pessoas e cuidando de todas as formas de vida”, explicou.
A estudante do segundo ano da Escola Estadual Cristo Rei, Emili Schmidt, de 16 anos, contou sobre o seu interesse em eventos sobre o meio ambiente. “Acho que é uma pauta muito necessária pra gente ajudar o meio ambiente, pois acredito que dependemos muito disso. É importante e é uma iniciativa muito legal que eu acho que precisa ter mais atenção pela comunidade”, disse.
Mudas para a comunidade
Cada cidadão e cidadã de São Leopoldo, tem direito a retirar até três mudas de árvores no Viveiro Municipal, localizado junto ao Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina (avenida Imperatriz Leopoldina, 900, Pinheiro). Ao solicitar os vegetais, são analisadas as características do local onde serão plantadas, indicadas a melhor espécie e fornecidas orientações de quais os cuidados necessários para o crescimento saudável da planta. O Departamento de Arborização Urbana (DAU) da Semmam disponibiliza o contato por whatsapp pelo número 3588 6446 para consultas de protocolo. O atendimento é das 8h às 14h.
Foto: Divulgação/PMSL