Uma inusitada visita surpreendeu uma moradora do Bairro Navegantes, em Dois Irmãos, quando uma gambá e seus cinco filhotes foram encontrados no quiosque de sua residência. O resgate foi realizado com sucesso, após a moradora acionar imediatamente o Departamento de Meio Ambiente de Dois Irmãos.
A visita dos gambás foi descoberta na terça-feira, 03, diante da situação, a moradora preocupada entrou em contato com os profissionais do Departamento de Meio Ambiente, que auxiliaram na remoção dos inquilinos.
Os profissionais do Departamento realizaram o resgate de forma cuidadosa, garantindo a segurança dos animais e da moradora. Após o resgate bem-sucedido, os gambás e seus filhotes foram levados para uma área verde adequada, onde puderam ser soltos em um ambiente mais propício ao seu habitat natural.
Segundo o chefe do Departamento de Meio Ambiente, Matheus Ferro, a ação rápida e eficaz da moradora e do Departamento demonstra a importância da colaboração da comunidade e das instituições responsáveis pelo meio ambiente na preservação da fauna e na promoção do bem-estar animal. “Gambás não oferecem risco para os seres humanos, mas assim como qualquer outro animal pode morder como forma de defesa.
Os gambás são mais ativos à noite, quando circulam em busca de alimento, mas também podem ser encontrados durante o dia quando geralmente estão dormindo. As recomendações são evitar que cães se aproximem, pois costumam atacar o animal. Para evitar a aproximação de gambás em sua residência alguns cuidados podem ser tomados, como evitar acúmulo de lixo orgânico aberto, ração de animais ou frutas à disposição. O gambá é um animal silvestre protegido pela lei federal 9.605/98, é crime matar, perseguir, caçar ou maltratar esses animais. Reforço a necessidade de acionar as autoridades competentes diante de situações similares, visando a segurança tanto dos animais quanto dos moradores”, disse Matheus.