Em São Leopoldo, foi garantida a viabilização de moradias provisórias para 60 famílias da comunidade Steigleder, no bairro Santos Dumont, após a Câmara de Vereadores aprovar a adequação orçamentária. Os recursos serão destinados à compra de casas temporárias, com instalação de energia, água e luz.
A Steigleder foi uma das comunidades mais afetadas pelas enchentes do Rio dos Sinos em maio de 2024, quando o rompimento do dique na Casa de Bombas de Santo Afonso inundou a região.
LEIA TAMBÉM: Pagamento via QR code é implementado no Rotativo Digital de Novo Hamburgo
Processo em andamento
Segundo o secretário municipal de Habitação, Rodrigo Bach, o processo de compra das moradias está em licitação, com previsão de conclusão em até 20 dias. Após a aquisição dos kits com os materiais, as famílias poderão iniciar a construção das casas em uma área mais alta da Steigleder.
A segunda etapa prevê a construção de moradias permanentes, regularização fundiária e projetos de reconstrução ambiental e urbana na comunidade. O projeto, financiado com R$ 138 milhões do Governo Federal, garantirá a entrega de imóveis com escritura e matrícula às famílias.
LEIA TAMBÉM: Estância Velha anuncia programação completa do Carnaval 2025