Um monumento misterioso de 175 anos foi removida de uma área verde de uma empresa no bairro Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo, na manhã desta quarta-feira (17). A movimentação atípica chamou a atenção nas ruas. Uma equipe contratada pela Associação de Moradores e Empreendedores (AME) de Hamburgo Velho realizou a remoção.
A peça misteriosa foi localizada em 2021 nos fundos de uma fábrica de Hamburgo Velho. Trata-se de uma lápide em pedra arenito, cuja inscrição nomeia “Monumento ao Amor” (Denkmal der Liebe, no idioma germânico), e foi construída em homenagem póstuma a duas mulheres de uma família de imigrantes alemães – Elisabetha Kremer (falecida em 1848) e M. Katharine Müller (falecida em 1849).
LEIA TAMBÉM: Obra do Antigo Postão do Centro está pronta em Novo Hamburgo
Esculpida em pedra arenito, o monumento mede 1,33m x 1,79m. Extremamente pesado, encontrava-se caída junto à vegetação densa em um terreno bastante acidentado, o que dificultou a remoção. A retirada foi realizada com guincho Muck pela empresa de transportes Marquevis, com financiamento providenciado pela AME e acompanhamento técnico do arquiteto restaurador Jorge Luís Stocker Júnior.
Mais detalhes sobre a história da peça e da família, bem como seu local original, ainda estão sendo investigados. A lápide foi transferida para o acervo da Fundação Scheffel, onde será futuramente posicionada e restaurada, ficando acessível para visitação.
Veja galeria de imagens da retirada do monumento
LEIA TAMBÉM
Cápsula do tempo da força expedicionária brasileira será aberta em comemoração ao bicentenário