Rodrigo Sousa Costa, presidente da Federasul, palestrou na ACIST-SL, nesta quinta-feira
A forte atuação da diretoria da ACIST-SL em 2015 para a indicação e a eleição histórica de Simone Leite à presidência da Federasul foi destacada pelo atual presidente da Federação, Rodrigo Sousa Costa, durante sua palestra no Momento do Empreendedor realizada nesta quinta-feira (11) pela ACIST-SL. Por meio desta lembrança, ele ressaltou a importância do associativismo para levar desenvolvimento não somente para as cidades como para o Estado e o País. “A Associação de São Leopoldo uniu-se às demais entidades da região, formando vários elos de uma corrente que viabilizou o importante passo para a mudança e à modernização da Federasul”. Para ele, cada município que tem uma Associação de Classe tem um grande poder nas mãos e por isto deve assumir o protagonismo junto a questões que interferem no empreendedorismo e, em consequência, na sociedade. “Vocês precisam perguntar-se qual é a cidade que desejam ter. Seu governo local é hostil ou acolhedor com os empreendedores?A partir destas respostas, construam pontes para atingir esta vontade. Não podem delegar a responsabilidade de outros efetuarem as mudanças que, na verdade, são vocês que precisam realizar. E nosso papel, como Federação, é apoiar este projeto”, assinalou.
Como exemplo, citou a atual agenda do “Tá na Mesa”, reunião semanal que tem debatido temas que afetam o dia a dia de todos os gaúchos, como os efeitos negativos do e-commerce internacional sobre o varejo; a urgência de investir no saneamento básico (75% do esgoto é despejado nos rios sem tratamento); o PL 2630, que trata das Fake News; e mais recentemente, a crise do setor de proteína animal, que gerou a criação de um grupo de trabalho multidisciplinar para desenvolver ações para seu combate.
Diálogo – Uma das diretrizes estatutárias da Federasul, segundo Sousa, é a busca de soluções por meio do diálogo, independente do lado político. “O que nos interessa é a ética e a correção e não o cargo. Iremos respeitar sempre as diferenças. Não fugiremos do enfrentamento, mas por meio do diálogo”, sintetiza.
Engajamento – Engajamento é a palavra que foi anexada às diretrizes institucionais da Federasul nesta gestão, unindo-se à integração, pertencimento, simplicidade e propósito. “Precisamos liderar as entidades com a mesma base de valores, como ocorreu no Vale do Sinos, em 2015”, disse.
Fortalecimento feminino – Presente no Momento do Empreendedor, a ex-presidente da Federasul Simone Leite, parabenizou a atual gestão da ACIST-SL pelo espaço que as empreendedoras estão ocupando e observou o comparecimento das integrantes do Núcleo de Empreendedoras e de diretoras. Felipe Feldmann, dirigente da entidade, informou que 42% da diretoria é formada por mulheres. Atualmente, Simone é presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Federasul e destacou o crescimento do número de mulheres – 43 – que presidem Associações.
Ela lembra ainda da atuação dos Núcleos de Mulheres que estão realizando um importante trabalho junto às suas cidades. “A renovação da Federasul também ocorrerá pela ocupação das mulheres”, aplaude.
Autoridades – O Momento do Empreendedor foi prestigiado pela presença de Rosângela Herzer dos Santos, ex-presidente da ACIST-SL e procuradora de Prerrogativas da OAB Nacional e Conselheira Federal da OAB; Madeleine Hilbk, conselheira da Federasul, Fernanda Camargo, diretora do Instituto Penal de São Leopoldo; Silvio Bitencourt da Silva, diretora da Unidade de Inovação e Tecnologia da Unisinos; Ingrid Marxen, diretora de Relações Institucionais do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo; Rogério Daniel da Silva, presidente do CONSEPRO; Mauro Peil, diretor do Foro de São Leopoldo; Rita Geremia Pavoni e Daniel Klafke, vice-presidente de Serviços e Tecnologia, respectivamente; e dos coordenadores de Núcleos Marcony Malmacedo (Corretoras de Seguros) e Tatiana Timm (Mulheres Empreendedoras) e da vice-coordenadora de Jovens Empresários, Isadora Pavoni.
O patrocínio do Momento do Empreendedor foi da Sicredi Pioneira, Stihl, SKA, Unimed, Datwyler do Brasil Ltda, Frontec e Colégio Sinodal, com apoio do Sebrae.
Fonte: Imprensa ACIST-SL | SENHA Comunicação Integrada | Fotos: Diego da Rosa Fotografias