Comissão Espécial Pró-Trensurb da Câmara hamburguense planeja uma grande manifestação pública no Centro da cidade no dia 24
Com a aprovação do último recurso da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) na última quarta-feira, 30 de maio, a Comissão Espécial Pró-Trensurb da Câmara hamburguense planeja agora uma grande manifestação pública para o dia 24 de junho.
O vereador Ralfe Cardoso (PSOL), presidente da comissão, diz que a idéia da manifestação surgiu durante a audiência do dia 28 de maio. O objetivo é fazer cumprir-se a promessa do presidente do TCU, Walton Rodrigues, de submeter o processo integral de expansão do trem ao plenário até o final de junho.
Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 05, Ralfe reuniu os membros da comissão para definir a data da atividade. Ralfe explica que a intenção é reunir a comunidade no centro da cidade para uma manifestação cultural. “Escolhemos um domingo para que possamos envolver mais gente e ao mesmo tempo não atrapalhemos o cotidiano da cidade”, diz.
A Comissão Pró-Trensurb hamburguense envia nesta quarta-feira, dia 06, ofício para os legislativos de cidades do Vale do Sinos sugerindo a criação de comissões especiais para acompanhar os últimos passos do processo. Além de Novo Hamburgo, São Leopoldo também já conta com uma Comissão Especial Pró-Trensurb.
No próximo dia 12, às 15h30min, a Comissão Pró-Trensurb se reúne com entidades culturais para definir um cronograma de apresentações. “Serão convidadas também autoridades políticas e entidades comunitárias”, conclui o vereador.
A extensão da Linha 1 de São Leopoldo à Novo Hamburgo beneficiaria 30 mil novos usuários por dia em toda a região. Estão previstas quatro novas estações e a construção de 9,3 quilômetros de trilhos. O orçamento atualizado ultrapassa R$ 600 milhões.