José Gomes Temporão diz que só “pelada do fim de semana não basta”. Tem que ter cinco relações sexuais por semana.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Se você é daqueles que acha que jogar um futebolzinho uma vez por semana vai livra-lhe da hipertensão, vai um conselho: tem que fazer sexo.
Quem recomenda é o ninguém mais, ninguém menos, do que o ministro da Saúde. José Gomes Temporão (foto) também é médico e disse nesta segunda-feira que “fazer sexo ajuda” no combate à doença que acomete 24,4% da população brasileira.
A hipertensão está associada a fatores genéticos, hábitos alimentares, obesidade e estresse. “As pessoas têm que se mexer. A pelada do final de semana não deve ser a única atividade. Os adultos devem praticar exercícios, caminhar, dançar, fazer sexo seguro”, defende o ministro.
As declarações saíram durante o lançamento de uma campanha de prevenção contra a doença. A principal mensagem da iniciativa é “prevenir a pressão alta depende de escolhas individuais, como escolher alimentos saudáveis, manter peso ideal, exercitar-se com regularidade e reduzir o consumo de sal”.
Temporão acrescentou à lista a prática de sexo. Ideal, emendou, para o combate ao estresse. “O deputado Darcísio Perondi falou cinco vezes ao dia. Mas acho que cinco vezes por semana está bom”, brincou.
Informações de Agência Estado
FOTO: Agência Brasil